Philip Greenlees é o campeão da seletiva brasileira FEI Children 2017

02 de setembro de 2017

Foi do cavaleiro paulista Philip Greenlees, 14, a vitória na seletiva brasileira FEI Children nesse sábado, 2/9, na Sociedade Hípica Paulista. Montando Veneur Hermelle, Philip fez quatro percursos limpos – dois na sexta-feira, 1/9, e dois no sábado – e fechou em 100s77 (soma do tempo do 2º percurso de cada dia). Em 2º lugar chegou a amazona de Campinas Pietra Carolina Bizzotto com FC-Dona ML, também com quatro percursos sem faltas e o tempo 107s39. Já o 3º posto ficou com mais um jovem talento de São Paulo Matheus Esposito Almeida Ribeiro com Goldgirl CHCP, que fechou com apenas uma falta no último percurso, em 99s35.

Philip Greenlees e Veneur Hermelle a caminho da linha de chegada e de mais uma importante conquista

Philip, 14, também foi campeão da seletiva Olímpica da Juventude e FEI Challenge, disputada em 10/6. “É sempre muito bom vencer Campeonatos e principalmente ter a chance de representar o Brasil mais uma vez é muita felicidade. Agora vamos aguardar se serei chamado para a Final da China, mas a expectativa é muito boa”, comemorou o cavaleiro, “O Veneur é um sela francês de 8 anos e chegou faz pouco tempo da Europa. Ele vem pulando muito bem com meu treinador Felipe Amaral (atual campeão brasileiro senior top). Essa foi a nossa primeira prova juntos e conseguir ganhar foi muito bom”, finalizou o cavaleiro, que também integra a equipe brasileira mirim rumo ao Sul Americano da Juventude 2017, entre 2 e 8/10, na Argentina. A Olimpíada da Juventude acontece em 2018 também na Argentina.

Philip e Veneur Hermelle em salto perfeito

“O FEI Children é muito importante para a base e formação da nova geração do hipismo brasileiro e nossos cavaleiros e amazonas têm histórico de medalhas na competição. Parabéns ao Philip, que meio a essa forte concorrência, garantiu mais uma importante conquista”, destacou Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo.

Promovido e organizado anualmente pela Federação Equestre Internacional e reunindo amazonas e cavaleiros com idade entre 12 e 14 anos, o FEI Children tem seletivas em diversos países com o objetivo de selecionar os 16 melhores conjuntos da categoria, com participação máxima de dois conjuntos por país. Estes 16 melhores do mundo se juntam a outros 16 conjuntos do país anfitrião palco da Final que é feita em rodízio por países e esse ano acontece em Pequim na China, entre 28/12/2017 e 1/1/2018.

O resultado da seletiva brasileira FEI Children é enviado para a Federação Equestre Internacional e, em breve, a entidade divulga a lista dos 16 melhores do mundo convocados para Final 2017 em Pequim.

Ronaldo Bittencourt com os seis melhores colocados Philip, Pietra, Mateus, Augusto Perfeito, Lis de Paula Lacerda e Antonio Cirne Lima

Histórico brasileiro na competição

Em 2013 a final FEI Children foi em Brasília e teve Brasil no placar com Paulo Roberto Brasileiro de Miranda, medalha de prata e Filipe Baratella Risi, bronze. Em janeiro de 2012, a Final 2011 do FEi Children´s International Jumping foi em Hong Kong e teve como campeã a brasileira Sarah Vasconcellos, também ouro por equipes. Em 2002 a final também foi na capital brasileira e o pódio foi 100% verde amarelo: Maira Machado Pinheiro, ouro, Fabio Genes, prata, Fernando Pasmanick Schilis, bronze. Em 2003, no Canadá, Fabio Genes honrou o Brasil com a dalha ouro.

Na última final, Lys Katherine Park Kang e Rafaela Dias Melo, respectivamente, campeã e vice da seletiva brasileira em 2016, representaram o Brasil na Final em Guadalajara em janeiro 2017. Lys garantiu o 4º posto individual.

Resultado completo.

Fonte: Imprensa CBH ; foto: Luis Ruas

Notícias Relacionadas