Pedro Veniss abre a rodada do Time Brasil de Salto em busca do hexa no Pan

20 de julho de 2015

Está definida a ordem de largada do Time Brasil de Salto na primeira parcial individual e por equipes no Caledon Equestrian Park nos Jogos Pan-americanos 2014, em Toronto, no Canadá. Nessa terça-feira, 21, o primeiro conjunto brasileiro em pista é o medalhista pan-americano Pedro Veniss, 32 anos, com Quabri d Isle, nº 10 entre um total de 50 inscritos. A disputa começa às 14h00 (fuso local), 15h00 em Brasília.

Pedro Veniss, representante do Brasil e da  SHP no Pan, com Quabri d Isle  nos Jogos Equestres Mundiais 2015;img: Luis Ruas

Pedro Veniss, representante do Brasil e da SHP no Pan, com Quabri d Isle nos Jogos Equestres Mundiais 2015;img: Luis Ruas

O segundo brasileiro é o nº 21, Felipe Amaral, 24 anos, com Carthoes BZ, atual campeão sul-americano. Depois, nº 34, vem Eduardo Menezes, 35 anos, montando Quintal.

Felipe Amaral e Carthoes BZ no Sul Americano 2014 no Chile; img: divulgação COB

Felipe Amaral e Carthoes BZ no Sul Americano 2014 no Chile; img: divulgação COB

Eduardo  Menezes e Quintol em flash no CSIO de Rotterdã ; img: reprodução Equnews

Eduardo Menezes e Quintol em flash no CSIO de Rotterdã ; img: reprodução Equnews

Fechando a rodada brasileira, nº 48 e antepenúltimo conjunto em pista, Marlon Zanotelli, 27 anos, atual melhor brasileiro no ranking mundial, apresenta Rock´n Roll Semilly. O Time Brasil de Salto, mais premiado da modalidade em Jogos Pan-americanos, busca o hexacampeonato.

O top do Brasil Marlon Zanotelli e Rock´n Roll Semilly no CSIO de La Baule; img: reprodução facebook oficial

O top do Brasil Marlon Zanotelli e Rock´n Roll Semilly no CSIO de La Baule; img: reprodução facebook oficial

Dos quatro integrantes do Time Brasil somente Pedro Veniss, que iniciou sua bem sucedida carreira na Hípica Paulista, tem experiência em Jogos Pan-americanos, com a conquista do ouro por equipes e 5º individual no Pan Rio 2007. Rodrigo Pessoa que se juntou ao grupo na véspera da competição após a lesão da montaria de Doda Miranda, dessa vez, fica na reserva e ajudando a equipe, visando dar oportunidade a outros cavaleiros.

Ao todo 10 equipes concorrem ao ouro: México, Venezuela, Canadá, Uruguai, Colômbia, Argentina, Guatemala, Chile, Brasil e EUA. Outros cinco países Bermudas, Barbados, República Dominicana, Peru e Equador também estão representados, mas somente no índividual.

Ao longo das 11 edições dos Jogos Pan-americnaos, o Brasil computa 12 medalhas na modalidade Satos, sete por equipe, sendo cinco de ouro e outras cinco no individual. O francês Jean-Maurice Bonneau é o técnico do Time Brasil e o chefe de equipe, o cavaleiro olímpico paulista Caio Sérgio José de Carvalho. O veterinário Rogério Saito é responsável pelo bem estar do cavalos.

A equipe brasileira de Salto, conforme a regra, já tem sua vaga assegurada nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Entre as equipes a postos em Toronto, somente os EUA, bronze nos Jogos Equestres Mundiais 2014, já estão habilitados para as Olimpíadas 2016. Para as demais países, o pódio em Toronto pode garantir a vaga olímpica.

A segunda parcial e individual e final por equipes acontece na quinta-feira, 22, com início do primeiro percurso às 10h00 e o segundo percurso acontece a partir das 13h00 (fuso local, uma hora a mais no horário brasileiro). Já a grande final individual movimenta o Calendon Equestrian Center, em 25/7, com dois percursos distintos, respectivamente, às 11h00 e 14h30.

Histórico do Time Brasil de Salto em Jogos Panamericanos

Os Jogos Panamericanos foram instituídos em 1951 e a primeira edição realizada em Buenos Aires, Argentina. O hipismo brasileiro fez sua estréia na 3ª edição da competição, em 1963, quando da primeira edição do Pan no Brasil, onde o palco foi a cidade de São Paulo (SP).

1963 – São Paulo – Brasil
Com uma 7ª colocação, a Equipe foi formada por Antonio Alegria Simões montando Rei Negro, Raul Lara Campos/Candonga, Cel. Renyldo Ferreira/Sultão e o Cap.Francisco Rabelo/Castigo. O melhor resultado individual foi o 5º lugar do Cel.Renyldo Ferreira e o 7º de Antonio Alegria Simões.

1967 – Winnipeg – Canadá
O Brasil foi medalha de ouro por Equipe e Prata Individual com Nelson Pessoa vilho montando GranGeste. O time dourado foi formado, ainda, por Antonio Alegria Simões/Samurai, José Roberto Reynoso Fernandez/Cantal e o Cel. Renyldo Ferreira/ Shanon Shamrock. Antonio Simões também faturou o 4º lugar no individual.

1975 – Cidade do México – México
A equipe ficou em 4º lugar e foi formada por Antonio Alegria Simões/Abeville, José Roberto Reynoso Fernandez, o Alfinete, montando Original, Roberto Joppert/Swan, Ricardo Gonçalves Filho/Kony. O melhor resultado individual foi o 4º lugar de Alfinete.

1979 – San Juan – Porto Rico
A equipe foi formada por Antonio Alegria Simões/Estio, Elisabeth Assaf /Parabellum, Jorge Carneiro/Ponteio, Ricardo Gonçalves Filho/Black Imp. Na disputa individual os dois melhores resultados foram de Beth Assaf, 9ª, e Ricardo, 14º.

1983 – Caracas – Venezuela
Classificada em 6º lugar, a equipe brasileira foi formada por Jorge Carneiro/Aramis, Caio Sergio Carvalho/MC El Virtuoso, Luiz Felipe Azevedo/MC Tambo Nuevo, Vitor Alves Teixeira/Natural. Na disputa individual a melhor colocação foi de Cáio Sérgio, 8º, e Vitor Teixeira, 9º.

1991 – Havana – Cuba
Brasil conquista sua segunda medalha de ouro por Equipe com o time formado por André Johannpeter/Mississipi, Luiz Felipe Azevedo/Sivestre, Marcello Artiaga de Castro/So Suitor, Vitor Alves Teixeira/Zurkis. Na reserva estava Vinicius da Motta. No individual, Vitor Teixeira faturou a medalha de bronze.

1995 – Mar del Plata – Argentina
O Brasil leva sua terceira medalha de ouro por equipe com André Johannpeter/Calei, Nelson Pessoa Filho/Special Envoy, Rodrigo Pessoa/Tom Boy e Vitor Alves Teixeira/Attack Z. O melhor resultado no individual foi o 4º lugar de André Johannpeter.

1999 – Winnipeg – Canadá
O quarto ouro do Brasil por equipe foi conquistado na performance do time formado por Álvaro (Doda) Afonso de Miranda Neto/Arisco Aspen, André Johannpeter/Calei Joter, Bernardo Alves/Atlética Joter, Vitor Alves Teixeira/Jolly Boy. Na reserva estava Rodrigo Sarmento. Vitor Alves Teixeira conquista sua segunda medalha de bronze individual.

2003 – Santo Domingo – República Dominicana
O Brasil conquista o bronze por equipe no time formado por Álvaro (Doda) Afonso de Miranda Neto/Oliver Método, Karina Johannpeter/Faust de Roan, César Almeida/Salamandra Chapman Rouge, Bernardo Alves/Fort de Neuville Joter, além do reserva Pedro Paulo Lacerda. Na disputa individual, Bernardo Alves foi 8º, Doda Miranda, 12º, César Almeida, 20º, e Karina Johannpeter, 23ª.

2007 – Rio de Janeiro – Brasil
Em casa, o Brasil conquista sua quinta medalha de ouro por equipe em conquista memorável. O time foi formado por Rodrigo Pessoa/Rufus, Bernardo Alves/Chupa Chup 2, Pedro Veniss/Une Blanc des Blancs e César Almeida/Singular Joter II. Em final emocionante, o paulista César Almeida que não tinha ido bem no primeiro dia de competição zera os dois percursos e garante o ouro para o Brasil. Na disputa individual Rodrigo Pessoa conquista a medalha de Prata.

2011 – Guadalajara – México
Pela sexta vez consecutiva nos Jogos o time brasileiro subiu ao pódio, desta vez para receber a medalha de prata com Rodrigo Pessoa/HH Ashley, Alvaro Affonso de Miranda Neto/AD Norson, Karina Johannpeter/Dragonfly de Joter e Bernardo Resende Alves/Bridgit. Bernardo, em uma atuação impecável, levou o bronze, sua primeira medalha individual nos Jogos. A égua de Rodrigo sofreu uma lesão que deixou o conjunto fora da final individual.

Para acompanhar o placar do Salto no Pan – clique aqui.

Fonte: CBH – Carola May com infos CBH e Toronto 2015

Notícias Relacionadas