Irmãos Thales e Maithe Marino, campeão e vice, na Final do Brasileiro Mirim e Mini-mirim

06 de julho de 2015

Jovens talentos de oito Estados – totalizando 148 conjuntos – largaram na corrida pelos títulos brasileiros 2015 no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, entre 2 e 5/7. Após as finais por equipes na sexta-feira, 3/7, e um devido dia de descanso, no domingo, 5/7, teve decisão no Campeonato Brasileiro Mini-mirim (8 a 12 anos – 1.05 metro), Pré-mirim (12 a 14 anos – 1.15 metro) e Mirim (12 a 14 anos – 1.25 metro) no Clube Hípico de Santo Amaro (SP).

Já na final por equipes, as representantes da Hípica Paulista Carolina Chade e Kate de Wind, integrantes da equipe de São Paulo Pré-mirim, garantiram o topo do pódio. Enquanto Maithe de Lima Marino, que representa o Centro Hípico Granja Viana e também é sócia da Hípica Paulista, comemorou a medalha de ouro por equipes na categoria Mini-mirim.

Maithe com Giorgio do Jacará e Thales com Coudeur JMen: no merecido galope da vitória

Maithe com Giorgio do Jacará e Thales com Coudeur JMen: no merecido galope da vitória

Na concorrida final individual, Maithe Marino com Giorgio do Jacaré conquistou a medalha de prata e seu irmão Thales Marimo, que também defende o Centro Hípico Granja Viana e é sócio da Hípica Paulista, confirmou o favoritismo sagrando-se campeão brasileiro Mirim 2015. Veja a seguir como ficou o placar nas três categorias.

Leandro Alecrim vence e Maithe Marino é vice no concorrido Brasileiro Mini-mirim

Nada menos que dez jovens talentos chegaram a Final do Campeonato Brasileiro Mini-mirim (12 a 14 anos) sem faltas após 3ª prova – totalizando cinco percursos – nesse domingo, 5/7, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP). Assim a decisão ficou para o desempate em que o tempo ideal foi de 43 segundos (com faixa de tempo entre 42 e 44 segundos), conforme a regra, mantido oculto até a passagem do último conjunto.

Curiosamente, o último seria mesmo o primeiro: o amazonense Leandro Duarte Alecrim, de 11 anos, apresentando QH Moises du Paradis, que cruzou a linha de chegada sem faltas em 42s91, com 0s9 de aproximação.

Leandro com QH Moises du Paradis comemora seu sexto percurso sem faltas

Leandro com QH Moises du Paradis comemora seu sexto percurso sem faltas

 

“Monto há quatro anos”, conta Leandro, bicampeão amazonense mini-mirim 2013/2014 e aluno de Pedro Paulo Cordeiro, que iniciou a trajetória de João Victor Aguiar, 18, jovem talento amazonense que hoje monta com Nelson Pessoa, o Neco, na Bélgica. “Meu cavalo Moises du Paradis tem 14 anos e minha égua Frangolina Vant´t Welthof, 10. Eles são da família”, afirma o campeão brasileiro mini-mirim 2015.

Fato é que são todos vencedores: com alta nível técnico, dos 81 conjuntos na primeira parcial, sete também zeraram o desempate. O vice-campeonato ficou com a amazona paulista Maithe de Lima Marino, 11 anos, que montou Giorgio do Jacaré, 43s11, 0s11 de aproximação. Entre os títulos de Maithe está o de vice-campeã paulista de amazonas B 2014. “Monto desde os quatro anos e esse é o meu primeiro título brasileiro”, conta Maithe.

Maithe na cerimônia de premiação com seu instrutor Careca, o irmão Thales e Antonio Sanches, diretor de Salto da FPH

Maithe na cerimônia de premiação com seu instrutor Careca, o irmão Thales e Antonio Sanches, diretor de Salto da FPH

 

podiominimirm650

Final Brasileiro Mini-mirim 2015
Campeão Leandro José Abrahão Duarte Alecrim / QH Moises du Paradis – Federação Amazonense de Hipismo – 0 ponto perdido (pp) – 0/42s91 – 0s9 de aproximação
Vice Maithe Carolina Gabriel de Lima Marino / Giorgio do Jacaré – Federação Paulista de Hipismo – 0 pp- 0/43s11 – 0s11 de aproximação
3º Sandra Chaves Werner / Lady Hanna – Federação Paranaense de Hipismo – 0 pp – 0/42s74 – 0s26 de aproximação
4º Daneli Miron / Nativa da Lagoa – Federação Paulista de Hipismo – 0 pp – 41s55 – 0s45 de aproximação
5º Felipe Mello Siqueira Ferreira / Caumpe Imp – Federação Paulista de Hipismo – 0 pp – 1/40s73 – 2s27 de aproximação
6º Sofia Nicolau Morais / Lavito do Império Egípcio – Federação Hípica de Minas Gerais – 0 pp – 1/45s58 – 2s58

 

Thales Marino confirma liderança e sagra-se campeão brasileiro Mirim 2015

Thales Marino montando Coudeur JMen que havia virado em 1º lugar rumo a final garantiu mais dois percursos perfeitos e sagrou-se campeão brasileiro Mirim sem um único ponto perdido. Ao todo 24 largaram na 1ª parcial, dos quais 15 foram para a Final. O título do cavaleiro paulista de 14 anos se soma a outros como o de campeão brasileiro mini mirim 2011, vice-campeão brasileiro Mirim 2014, campeão americano por equipes 2014 e vice-campeão por equipes e individual na Copa das Nações da Juventude 2015 na categoria Mirim.

Thales e Coudeur: concentração e 100% de aproveitamento

Thales e Coudeur: concentração e 100% de aproveitamento

“Vencer esse campeonato é muita emoção e resultado de um trabalho muito grande”, garante Thales, 14 anos. “Agora minhas próximas metas são conquistar um bom resultado German Friendships em final de julho e o Campeonato Americano Mirim na Argentina do ano”, revela o talentoso cavaleiro. “Dedico esse título a minha mãe, toda a família e equipe.”

Com apenas uma falta, trazida da primeira parcial, o brasiliense Felipe Pereira Teixeira com Carioca Eventos Sophia sagrou-se vice-campeão. Outros três conjuntos terminaram chegaram ao final da terceira com 8 pontos: Thales com Balla 12, a gaúcha Laura Bosquirolli Tigre com Cher T, e Henrique Piza de Toledo de Lorenzo com Belt Valentino que defende Paraíba.Thales pela regra não poderia concorrer ao 3º posto ficando assim em 5º lugar. Assim Laura e Cher T abriram o desempate e sem faltas em 30s5 garantiram o bronze.

Comemoração no pódio da categoria Mirim

Comemoração no pódio da categoria Mirim

Final Brasileiro Mirim
Campeão Thales Gabriel de Lima Marino / Coudeur JMen – Federação Paulista de Hipismo – 0 ponto perdido (pp)
Vice Felipe Pereira Teixeira / Carioca Eventos Sophia – Federação Hípica de Brasília – 4 pp
3º Laura Bosquirolli Tigre / Cher T – Federação Gaúcha de Esportes Equestres – 8 pp – 0/30s5
4º Henrique Piza de Toledo de Lorenzo / Belt Valentino – Federação Equestre Paraibana – 8 pp – 8/32s25
5º Thales Gabriel de Lima Marino / Balla 12 – Federação Paulista de Hipismo – 8 pp
6º Lys Katherine Park Kang / Capuava JMen – Federação Paulista de Hipismo – 12 pp

João Victor Custodio triunfa no Brasileiro Pré-mirim 2015

Após a 3ª prova – totalizando 5 percursos no campeonato – dos 43 que largaram na 1ª parcial, três jovens talentos sem faltas foram ao desempate na corrida pelo topo do pódio. Fechando a rodada, João Victor Martins Fontes Custodio com Afrodite Método registrou mais um percurso limpo e sem faltas em 28s70 sagrou-se campeão brasileiro.

João, de 12 anos e que monta há 5 anos, 3º no Brasileiro Mini-mirim 2013, campeão paulista Pré-mirim 2014, revelou sua estratégia. “Fiquei calmo e busquei a vitória. Agora minha meta é subir para a categoria Mirim”, conta o campeão que monta no Haras Libertè, de propriedade de sua família, em Porto Feliz. “Dedico esse título aos tratadores, nosso veterinário, meu professor Lúcio Osorio e a meus pais.”

João Victor Martins Fontes Custodio com Afrodite Método

João Victor Martins Fontes Custodio com Afrodite Método

 

Maria Luiza da Silva Martha Vieira com Tempo d´Herbaje Z abriu o desempate, sem faltas, em 31s54, um resultado que lhe garantiu o vice-campeonato. Com a melhor marca, 26s30, mas com uma falta no último obstáculo, Philip Greenlees com Eros B garantiu a medalha de bronze.

podiopremr650

Final Brasileiro Pré-mirim
Campeão João Victor Martins Fontes Custodio / Afrodite Método – Federação Paulista de Hipismo – 0 ponto perdido (pp) – 0/28s70
Vice Maria Luiza da Silva Martha Vieira / Tempo d´Herbaje Z – Federação Paulista de Hipismo – 0 pp – 0/31s54
3º Philip Greenlees / Eros B – Federação Paulista de Hipismo – 0 pp – 4/26s30
4º Marco Antonio Peixoto Ferreira Filho / SL Vif – Federação Paulista de Hipismo – 1 pp
5º Renee Mendes Ricardes Felipe / Evita – Federação Sul Matogrossense de Hipismo – 4 pp
6º Maria Clara Kramer Siqueira / SL Ordeiro – Federação Paulista de Hipismo – 4pp

Resultado completo – clique aqui.

SHP com a fonte e fotos: CHSA

Notícias Relacionadas

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Em 5 de maio começa o Ranking de Tênis SHP 2024 para sócios e convidados de sócios. Para fazer a sua inscrição, entre em contato pessoalente na Secretaria de Esportes, pelo e-mail esportes@shp.org.br ou com o diretor de tênis Daniel Borges. Download do regulmento -...