GP Top Riders 2018: José Luiz de Carvalho no topo do pódio e José Reynoso, campeão do ranking brasileiro Senior Top

Na tarde desse domingo, 9/12, o GP Top Riders, a 1.55 metro, definiu o ranking brasileiro senior top 2018. Com muita categoria, o cavaleiro top casa José Luiz Guimarães de Carvalho montando Lousiania JMen faturou seu 1º GP Top Riders na Sociedade Hípica Paulista sem faltas na imbatível marca de 48s02.

Salto perfeito de José Luiz Guimarães de Carvalho com Lousiania JMen a caminho da reta de chegada dentro de casa no GP Top Riders 2018 …

Missão cumprida

Dos 26 conjuntos, 12 – todos sem faltas – habilitaram-se à 2ª volta idealizada pelo course-designer internacional Hélio Pessoa. Mas além do campeão somente Fernando Bastos Filho com Quisling Pedreira de Joter zerou cruzando a linha de chegada em 48s02 garantindo o vice-campeonato por São Paulo.

Grande atuação de Fernando com Quisling Pedreira de Joter

Em 3º lugar chegou o cavaleiro olímpico carioca que defende Brasília Stephan de Freitas Barcha com Quisling Pedreira Joter, dupla vice-campeã brasileira senior top 2018, que fechou com uma falta na 2ª volta, 48s76.

Stephan com Quisling Pedreira Joter

Para José Luiz, 37, o final de semana não poderia ter sido melhor, uma vez que venceu tanto qualificativa do GP como o GP com Lousiania JMen, de 12 anos, filha de Landario JMen e Romancier JMen.”A Lousiania chegou na Hípica Paulista há três meses. Tenho muito a agradecer aos proprietários Leo Nassif e Elisangela pela confiança de mandar essa égua para mim aqui em São Paulo. Acho que o nosso conjunto deu certo, desde o começo me entendi muito bem com ela”, contou José Luiz. “A gente vem com bons resultados em todas as provas e acabamos coroando a temporada com essa grande vitória no GP de hoje. Foi muito emocionante: é a primeira vez que venci esse GP Top Riders e essa égua tem um coração do tamanho do mundo”, declarou o campeão.

José Luiz e Louisiana JMen fechando a temporada 2018 com chave de ouro

José Roberto Reynoso Fernandez Filho garante o tri no ranking

O cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso – que no GP desse domingo poupou sua principal montaria Azrael W – conquistou título brasileiro senior top 2018 por antecipação com 272 pontos. O vice-campeonato coube ao também olímpico Stephan Barcha, 3º colocado no GP desse domingo e integrante do Time Brasil na Rio 2016, 204,50 pontos. A 3ª colocação ficou com Luiz Felipe Pimenta Alves, 169,5 pontos. A melhor amazona e única entre os Top 10 do ranking foi Mariana Cassettari, 148,5 pontos, 4ª colocada.

Os vencedores do GP Top Riders com José Roberto, campeão do ranking senior top, ao lado de José Luiz no topo do pódio e Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH

Com a conquista do ranking brasileiro senior top 2018, Zé Roberto, também campeão brasileiro senior top 2018, agora é tri 2016/2017/2018 bem como do tri no Campeonato Brasileiro nos mesmos anos. Tanto Zé Roberto como Stephan Barcha e Luis Felipe Pimenta Alves ao lado de Pedro Muylaert, em atividade na Europa, integraram o Time Brasil de Salto que em 22/11 garantiram a medalha de prata na qualificativa do Pan 2019, garantindo a vaga do país nos Jogos.

O ranking brasileiro senior top é a principal disputa da modalidade Salto em Brasil e vale como observatória, em paralelo com Concursos no Exterior, para formação das equipes internacionais rumo aos Jogos Pan-americanos 2019.

Zé Roberto e Azrael W: uma dupla que retornou às pistas no Indoor 2018, quando garantiu o bi consecutivo e ainda foi campeã brasileira senior top 2018, entre outras conquistas

“Os GPs do ranking brasileiro senior top são as principais disputas no país e são muito importantes para a formação das nossas equipes internacionais. Serviram como base do Time Brasil que garantiu a nossa vaga no Pan e também já valem como observatória para formação da nossa equipe nos Jogos”, destacou Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo.

A premiação mínima em todas as nove etapas do ranking brasileiro senior top foi de R$ 95 mil que no entanto foi superior em diversas etapas, totalizando cerca de R$ 1,2 milhão reais, além de um carro 0 km no Prêmio Hipismo Brasil a ser entregue na premiação dos melhores do ano 2018 promovida pela Confederação Brasileira de Hipismo no ano que vem.

GP Top Riders


Campeão José Luiz Guimarães de Carvalho com Lousiania JMen – FPH – 0/0/48s02
Vice Fernando Bastos Filho / Doliver Método – FPH – 0/0/58s60
3º Stephan de Freitas Barcha / Quisling Pedreira Joter – FHBr – 0/4/48s76
4º Rodrigo Chaves Nunes / Diegus Ipiranga – FPH – 0/4/48s76
5º Mariana Cassettari / Ana Carol Ipiranga – FCH – 0/4/53s06
6º Fernando Pasmanik Schilis / Dimensional Landritter do Feroleto II – FPH – 0/4/53s08

Imprensa CBH e SHP; fotos: Luis Ruas

carolaGP Top Riders 2018: José Luiz de Carvalho no topo do pódio e José Reynoso, campeão do ranking brasileiro Senior Top