Giulia Scampini vence GP e aos 16 anos é mais jovem no hall dos campeões do Troféu Roberto Marinho

18 de novembro de 2013

giulia600

[post_date]

Giulia vence GP e é a mais jovem no hall dos campeões do Troféu Roberto Marinho

A nata jovem do hipismo foi destaque no final de semana em comemoração aos 75 anos da Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro. Depois da vitória de Felipe Amaral de apenas 23 anos que se tornou campeão brasileiro senior top no sábado, foi a vez da amazona paulista Giulia Dal Canton Scampini, de apenas 16 anos de idade, desbancar os melhores do Brasil na conquista do GP na tarde chuvosa do domingo, 17/11.

 

Giulia Scampini com HRC Keep on Fighting se tornou a mais jovem vencedora do Troféu Roberto Marinho; imagem: Beatriz Cunha

Giulia Scampini com HRC Keep on Fighting se tornou a mais jovem vencedora do Troféu Roberto Marinho; imagem: Beatriz Cunha

Montando seu HRC Keep on Fighting, Giulia Scampini superou os 48 experientes conjuntos que largaram no GP com o único zero falta. O Grande Prêmio de Aniversário do Jubileu de Brilhante da Hípica, este ano, sofreu com uma tempestade. A prova teve que ser interrompida depois da passagem do número 18 dos 61 que estavam inscritos por conta do alagamento da pista Roberto Marinho que inviabilizou a competição. Cerca de trinta minutos depois o tempo melhorou e a prova recomeçou. Alguns desistiram e dos 61 iniciais conjuntos, apenas 48 saltaram, dentre os quais, 12 voltaram para a 2ª volta: dois com 8 pontos, um com 5, quatro com 4 pontos perdidos, um com um ponto perdido e três sem faltas.

Giulia é a mais jovem a conquistar o Troféu Perpétuo Roberto Marinho. A amazona, que montou HRC Keep on Fighting e este ano também venceu o Americano Júnior, mal podia acreditar no seu feito.“Ainda nem sei explicar direito qual é a sensação”, desabafou Giulia, sorridente. “Imagina ganhar de todos esses cavaleiros experientes, só feras? Acabei de passar para a categoria Júnior. Estou em êxtase!”

Giulia Scampini em tarde inesquecível nos 75 anos da Sociedade Hípica Brasileira; imagem: Beatriz Cunha

Giulia Scampini em tarde inesquecível nos 75 anos da Sociedade Hípica Brasileira; imagem: Beatriz Cunha

Giulia também ficou a frente de seu instrutor José Luiz Guimarães de Carvalho, que foi o último a entrar na segunda volta e acabou derrubando a vara da saída do último obstáculo da pista e terminou a prova na 6º colocação. “Estou tão feliz. Ainda mais porque eu passei por uma fase meio ruim com meu cavalo no meio do ano, mas treinei muito, me dediquei, e a recompensa veio”, complementou Giulia que em setembro na conquista do título americano junior na Argentina carimbou seu passaporte para as Olimpíadas da Juventude 2014 na China.

 

O páreo

Giulia e Keep on Fighting, que saltaram a primeira volta antes do temporal apertar, fizeram um lindo duplo zero no segundo percurso em 46s050. Os outros dois concorrentes que também vinham com pista limpa acabaram cometendo faltas. Já o 2º lugar do pódio ficou com ficou em casa como carioca João Eduardo de Carvalho que com o ótimo e regular Ragtime Equiprime também teve excelente desempenho perdendo apenas um ponto por excesso de tempo na primeira passagem e o mesmo ponto por passar o tempo na segunda e terminou o GP com 2 pontos perdidos. Em 3º chegou outro representante de São Paulo, Matheus Correia com Zarisma que tiveram apenas uma falta na primeira passagem. Em quarto, também com quatro pontos, desta vez na segunda volta, Francisco José de Assis Costa com VFH Valdisere e, na quinta colocação deste prestigioso Grande Prêmio, outra jovem amazona paulista, Isabella Galliez Pinto Salles que, com sua eficiente companheira Princess Emily, fez duas ótimas pistas e foi penalizada apenas com uma falta no obstáculo rio da primeira passagem. Fechando o placar na 6ª colocação, também por São Paulo, José Luiz Guimarães de Carvalho e HRC Cortes que perderam quatro pontos no último da segunda passagem.

 

Os vencedores do GP Troféu Roberto Marinho nos 75 da Sociedade Hípica Brasileira; imagem: Beatriz Cunha

Os vencedores do GP Troféu Roberto Marinho nos 75 da Sociedade Hípica Brasileira; imagem: Beatriz Cunha

 

Homenagem a sócios e funcionários e tratador Tamborete

Enquanto o Grande Prêmio esteve interrompido, foi a hora das comemorações dos 75 anos da tradicional Sociedade Hípica Brasileira que homenageou seu funcionário mais antigo, Durval Lyra, de 83 anos de idade e 58 de casa com uma bandeja de prata. Também receberam a lembrança o sócio cavaleiro mais antigo, Geraldo Sá e o representante de um dos patronos do clube, João Roberto Marinho que recebeu pelo pai, Roberto Marinho, além de outro grande colaborador, Marco Antonio Alencar.

 

Da esquerda para direita Felipe Gomes, Geraldo Sá, João Roberto Marinho , Durval e Marco Antonio Alencar

Da esquerda para direita Felipe Gomes, Geraldo Sá, João Roberto Marinho , Durval e Marco Antonio Alencar

Também foi instituído este ano o troféu José Francisco Alves do Nascimento, o nacionalmente conhecido no mundo hípico, Tamborete, ao tratador do cavalo vencedor do Grande Prêmio de Aniversario. Este ano, levou para casa a primeira edição do prêmio, Adriano, o fiel guardião de Keep on Fighting, montaria da campeã do GP. Tamborete também recebeu homenagem da Hípica como o representante dos tratadores.

Sempre carismático Tamborote recebeu merecidas homenagens cercado por dirigentes, amigos, cavaleiros e tratadores

Sempre carismático Tamborote recebeu merecidas homenagens cercado por dirigentes, amigos, cavaleiros e tratadores

Resultado GP Aniversário Sociedade Hípica Brasileira:

Campeã Giulia Dal Canton Scampini/HRC Keep on Fighting -0/0 – 46s05/FPH
Vice João Eduardo F. de Carvalho/Ragtime Equiprime – 1/1 – 54s66/FEERJ
3º Matheus Ferreira Gomes Correia/Zarisma -4/0 – 40s04/FPH
4º Francisco José de Assis Costa/WFH Valdisere – 0/4-40s24/FPH
5º Isabella Galiez Pinto Salles/Princess Emily – 4/0- 40s47/FPH
6º José Luiz Guimarães de Carvalho/HRC Cortes -0/4-44s80/FPH

Últimos vencedores Troféu Perpétuo Roberto Marinho
Giulia Scampini 2013
Rodrigo Sarmento 2012
Luiz Francisco de Azevedo 2011
Luiz Felipe de Azevedo Filho 2010
Karina Johannpeter 2009
Felipe Amaral 2008
Loisse Garcia 2007
André Miranda 2006
João Eduardo de Carvalho 2005

 
SHP com a fonte: CPC Comunicação – Christiane Paiva Chaves ; fotos: Beatriz Cunha

Notícias Relacionadas

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Em 5 de maio começa o Ranking de Tênis SHP 2024 para sócios e convidados de sócios. Para fazer a sua inscrição, entre em contato pessoalente na Secretaria de Esportes, pelo e-mail esportes@shp.org.br ou com o diretor de tênis Daniel Borges. Download do regulmento -...