Gitan M, apresentado por Marcos Ribeiro Jr, venceu a aprovação de Garanhões Montados no Festival BH

28 de novembro de 2016

Durante o Festival do Cavalo Brasileiro de Hipismo (BH), entre 9 e 13/11, na Sociedade Hípica Paulista foram feitos diversos julgamentos e aprovações de Éguas Competition, Salto em Liberdade para Cavalos de 2 e 3 anos, aprovação de Garanhões com Salto em Liberdade e Montados. O evento que em 2016 chegou a sua 11ª edição é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH). A comissão de julgamento contou com o holandês Arie Hamoen, o francês Arnaud Evain, o alemão Sebastian Rohde e dos brasileiros Marcelo Blessmann e Adriana Busato, todos altamente qualificados.

Na aprovação de garanhões montados – com participação de 13 animais – três tiveram aprovação provisória. Sagrou-se campeão Gitan M, de 8 anos recém completos, filho de Robin Z em égua Corinna M (Cardento x Jordania) e criação da Estância Mourada, com a média final de 76,33 pontos. Foram levados em consideração os seguintes itens: funcionalidade (andaduras), morfologia (constituição física), salto 1 e salto 2 (avaliação em dois dias), genealogia, modelo (aspecto de reprodutor) e montabilidade (facilidade na condução e resposta às ajudas do cavaleiro). Para aprovação definitiva de um garanhão é preciso ter no mínimo 3 produtos aprovados pela ABCCH.

Gitan, de 7 anos, criação da Estância Mourada e hoje de propriedade de Gustavo Aguinada de Moraes, vem evoluindo muito na condução de Marcos Ribeiro Junior: vencedor da prova de garanhões montados e vice-campeão do ranking brasileiro de cavalos novos 8 anos

Gitan, nascido em 12/11/2008, criação da Estância Mourada e hoje de propriedade de Gustavo Aguinaga de Moraes, vem evoluindo muito na condução de Marcos Ribeiro Junior: vencedor da prova de garanhões montados e campeão do ranking brasileiro de cavalos novos 7 anos

Marcos Ribeiro Junior, cavaleiro da Sociedade Hípica Paulista, que trabalha e apresentou Gitan M em pista deu maiores detalhes sobre o processo de aprovação. “Na primeira etapa, os cavalos trotaram no cimento, fizeram exame dos RX, teste andrológico(testículos) e avaliação do pedigree. Na segunda etapa, trotaram no triângulo puxado e depois trotaram e galoparam em liberdade. Já na terceira etapa, os garanhões foram avaliados durante percursos de salto montados”, resumiu Marquinhos, que monta Gitan M, hoje de propriedade de Gustavo Aguinaga de Moraes, há um ano e meio no Clube de Campo São Paulo.

“O Gitan já tem dois potros de um ano no Haras Estancia Mourada e duas matrizes prenhes nesta temporada”, conta o experiente cavaleiro e treinador. “As metas e objetivos com Gitan são ambiciosos. Pretendo chegar com ele aos seus 9/10 anos em Grande Prêmio. Gitan M é um cavalo inteligente e muito prestativo, sempre buscando assimilar meus ensinamentos e superando suas dificuldades momentâneas”, avalia Marquinhos, que também destacou a importância de uma iniciação correta e apoio do proprietário.

“Gostaria de ressaltar a excelente criação, doma e iniciação que Gitan recebeu na Estancia Mourada, de propriedade de Ricardo Moura, Daniel Moura e Caio Costa. Além dele possuir uma genética extremamente comprovada, seu desenvolvimento, doma e iniciação foram efetuados nos mesmos moldes europeus, fatores que facilitaram muito meu trabalho. Também agradeço todo o apoio e liberdade que tenho com o Gustavo, proprietário de Gitan, que me permite seguir a programação necessária para o cavalo, preservando-o e permitindo formá-lo com a devida calma.

Tabela completa da Aprovação de Garanhões montados – clique aqui.

 

 

Fonte: SHP – CMay com imagens cedidas

Notícias Relacionadas