Com duplo zero de Pedro Veniss, Brasil é ouro na Longines Challenge Cup no CSIO de Barcelona

25 de setembro de 2016

O Time Brasil de Salto foi campeão na Longines Challenge Cup, a final de consolação da Furusiyya FEI Nations Cup Jumping Final, na manhã desse domingo, 25/9, no Real Club de Polo de Barcelona. A disputa que abriu o último dia do CSIO Barcelona estava agendada para sexta-feira, mas foi transferida devido ao mau tempo.

Pedro Veniss com Quabri d´Isle, último conjunto do Brasil, garantiu ouro ao completar os dois percursos com o único duplo zero falta. Rodrigo Pessoa com Citizenguard Cadjanine Z fechou com 4/0, Yuri Mansur e Babylotte com 8/0. Stephan Barcha com Landpeter do Feroleto sofreu uma queda. Assim o Brasil liderado pelo chefe de equipe Caio Sérgio de Carvalho foi campeão com 12 pontos perdidos, superando o Quatar, 16 pp, Colombia, 18. Pela conquista, o Brasil faturou 80,375 euros dos 300 mil em jogo.

Pedro e Quabri: duplo zero na Challenge Cup no CSIO de Barcelona; img: FEiI

Pedro e Quabri: duplo zero na Challenge Cup no CSIO de Barcelona; img: FEI

“Estou muito feliz. Foi um final de semana aqui e no esporte”, comemorou Pedro. Rodrigo também se manifestou. “A gente estava confiante em fazer um bom resultado. Obviamente, no papel, a equipe da França era a favorita por ser a atual campeã olímpica, mas dentro da pista tudo pode acontecer. A competição foi de alto nível, mas os franceses não tiveram um bom dia hoje e o Quatar estava na nossa cola. Nós tivemos um pouco mais sorte e conseguimos a vitória mesmo com alguns contratempos na pista.”

Para o chefe de equipe, Caio Sérgio de Carvalho, “ficou um gostinho um pouco amargo de não termos ido para a final, mas fomos recompensados. Ganhar, principalmente em alto nível é muito difícil, ainda mais com grandes equipes, mas conseguimos levar esse título.”

Depois de ter perdido a vaga na grande final por uma diferença de tempo de um segundo para a Holanda, o Brasil estava empenhado em conseguir um pódio no Challenge Cup. A prova, com obstáculos a 1,60m e duas voltas, contou com a participação das dez equipes que não avançaram para a final da Copa das Nações, que aconteceu no sábado (24/09) e teve como campeã a Alemanha.

Yuri Mansur, Pedro Veniss, Rodrigo Pessoa, Caio Sérgio de Carvalho, Felipe Amaral (reserva na Challenge Cup) e Stephan Barcha. img: site oficial CSIO Barcelona

Yuri Mansur, Pedro Veniss, Rodrigo Pessoa, Caio Sérgio de Carvalho, Felipe Amaral (reserva na Challenge Cup) e Stephan Barcha. img: site oficial CSIO Barcelona

A Alemanha faturou ouro com Christian Ahlmann / Taloubet Z, Marcus Ehning / Pret a Tout, Jane Friederike Meyer / Goja 27 e Ludger Beerbaum / Casello com zero ponto perdido. Também sem faltas, a equipe da Grã Bretanha foi prata, após desempate com a Alemanha. Ahlmann e Taloubet e Ehning com Preta a Tout zeraram e os britânicos Nick Skelton com Big Star e Michael Withaker com Viking, integrantes da equipe britânica também, mas em tempo maior. Os EUA foram bronze com 4 pontos perdidos. A Alemanha levou 500 mil euros de um total 1,5 milhão.

O CSIO5* de Barcelona é um dos concursos mais tradicionais do calendário internacional de Hipismo e acontece no Real Club de Polo, palco das provas de Salto nos Jogos Olímpicos de Barcelona-92. O evento, que começou no dia 22/09 e terminou nesse domingo, contou com a participação dos principais cavaleiros do mundo e distribuiu 2.1 milhões de euros.
SHP com as fontes: FEI, MKT Mix e CBH; fotos: FEI

Notícias Relacionadas