Campeão olímpico suíço Steve Guerdat fatura o bi na Copa do Mundo de Salto

28 de março de 2016

O campeão olímpico de 2012, Steve Guerdat com Corbiniam conquistou nesta segunda-feira, 28/3, o bicampeonato consecutivo na Copa do Mundo de Salto, uma das principais competições da modalidade antes dos Jogos Rio 2016. O suíço fez apresentações impecáveis: 4º lugar na 1ª prova, 4ª lugar na 2ª prova com uma falta no desempate e duplo zero na Final (os pontos do desempate no 2º dia não foram contabilizados na contagem final).

Steve Guerdat e Corbinian rumo a vitória

Steve Guerdat e Corbinian rumo a vitória

Steve, que pela primeira vez levou a montaria Corbinian para uma prova grande, sagrou-se campeão, completando o GP Final com duplo zero em 65s73 segundos. A edição de 2016 do evento foi realizada na 40ª edição do Gothenburg Horse Show, na arena Scandinavium, na capital sueca.

Dos 35 conjuntos que iniciaram a competição, após a 2ª parcial, 18 garantiram a vaga na Final. O holandês Harrie Smolders com Emerald NOP e o alemão Daniel Deusser com Cornet d’Amour chegaram para o último dia de prova ambos com 3 pontos perdidos, dependendo de um 2º percurso mais rápido e novamente sem faltas.Smolders, ao garantir duplo zero em 65s45, levou a melhor. Já Deus, que também fechou a prova com dois percursos limpos, em 66s17 segundos, ficou com o bronze. A armação de pista esteve a cargo do espanhol Santiago Varela, que entre 14 e 17/4, está a frente armação dos percursos na 45ª Copa São Paulo na Sociedade Hípica Paulista.

Mais um clique do campeão Steve com Corbinian ; img: Dirk Caremans - FEI

Mais um clique do campeão Steve com Corbinian ; img: Dirk Caremans – FEI

“Foi uma competição muito especial. Eu não imaginava estar aqui hoje, sentado na coletiva como o campeão. Eu tenho uma equipe muito forte, que me apoia, acorda cedo todos os dias e trabalha duro, então eu preciso agradecer a todos eles. É realmente um time de vitória e temos o mesmo objetivo. Sou eu sentado aqui, na frente de vocês, mas tem um monte de gente que devia estar aqui comigo, somos uma equipe vitoriosa maior do que eu sempre imaginei˜, comemorou o suíço, um dos favoritos ao ouro nos Jogos Olímpicos.

Comemoração do trio no pódio em Gotemburgo, Steve Guerdat, campeão, Harry Smolders, prata, e Daniel Deusser, bronze; img: Dirk Caremans / FEI

Comemoração do trio no pódio em Gotemburgo, Steve Guerdat, campeão, Harry Smolders, prata, e Daniel Deusser, bronze; img: Dirk Caremans / FEI

 

Em 2015, na edição realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, Steve Guerdat montou Albfuhren’s Paille, com o qual conquistou o primeiro título de Copa do Mundo. Em 2012, o suíço foi campeão Olímpico com Nino des Buissonnets, seu principal cavalo até hoje, e que foi poupado da competição na Suécia para os Jogos Rio 2016. Foi montando Nino de Buisonnets que Steve também levantou a torcida na última das seis edições do Athina Onassis Horse Show no Brasil em 2013 no Rio de Janeiro.

Final Saltos

Campeão Steve Guerdat / Corbinian (SUI) – 0 pp
Vice Harrie Smolders / Emerald NOP (HOL) – 3 pp
3º Daniel Deusser / Cornet d’Amour/ (ALE) – 3 pp

Fatos e Números

26 conjuntos largaram na 3ª e última rodada na Longines FEI World Cup™ Jumping Final 2016 em Gotemburgo, Suécia.
Steve Gerdat, campeão olímpico 2012 e da Copa do Mundo 2015, manteve a liderança do início ao fim e garantiu o título com mais um duplo zero falta
Seu cavalo, Corbinian, tem 10 anos e é filho de Cornet Obolensky. Os cavalos Cornet d Amour de Daniel Deusser e Cornado NRW, também são filhos de Cornet Obolensky.
Nove conjuntos zeraram o 1º percurso e oito, o 2º, e cinco fizeram duplo zero falta no GP Final.
Ao longo de 38 edições da competição, vitória de Steve Guerdat foi a 4ª da Suíça.

 

Resultado completo

SHP com as fontes: FEI e MKT Mix Assessoria de Imprensa; fotos: Dirk Caremans / FEI

Notícias Relacionadas