Experiência e amizade: legado do German Friendships com participação de Giulia Scampini e Thales Marino

04 de agosto de 2015

Terminou no último domingo, 2/8, o Sparkassen German Friendships, evento bianual que em 2015 reuniu jovens talentos de 31 países – 53 juniores e 34 mirins – em Herford, na Alemanha.

A hashtag #FriendshipsNotChampionships (amizade, não competição) define bem o espírito do evento na propriedade do cavaleiro Ulrich Meyer zu Bexten, uma vez que a disputa se dá em duplas formadas por um alemão que cede um cavalo a um atleta estrangeiro. Destaque também para armação de pista a cargo de Frank Rothenberger, course-designer do CHIO Aachen. Representaram o Brasil Giulia Scampini, bicampeã americana Junior 2013/2014, e Thales Marino, atual campeão brasileiro Mirim.

Giulia e Thales devidamente preparados para o desfile das equipes

Giulia e Thales devidamente preparados para o desfile das equipes

 

“Os brasileiros e seus pares, apesar dos cavalos emprestados , tiveram uma excelente participação. Na grande final do domingo os conjuntos brasileiros estavam entre os dez primeiros. Somente 8 duplas de 30 iriam para a 2ª volta e as duplas que nossos atletas faziam parte terminaram a 1ª volta com 8 pontos e 12 pontos respectivamente, ficando fora do desempate”, conta Constantino Scampini, diretor das categorias de base da Confederação Brasileira de Hipismo e que acompanhou sua filha Giulia na competição.

“Esta experiencia internacional foi muito importante para preparação de nossos atletas que foram elogiados pela montaria clássica e pela simpatia e comportamento. Durante todo o Torneio, Thales e Giulia se integraram muito bem com os demais participantes compondo um grupo de jovens de todo o mundo que permaneceu unido por todo o final de semana, ajudando-se mutuamente”, destaca o dirigente, também diretor de Salto da Sociedade Hípica Paulista.

Outro fator de muita relevância foi o “horse care”, o cuidado dos atletas com seus cavalos. “No concurso não havia os abnegados tratadores que temos no Brasil, obrigando cada atleta a cuidar do seu cavalo , bater a cama, escovar e dar banho e, é claro, encilhar o cavalo. Foi uma experiencia e um aprendizado muito bom”, pondera Scampini.

Encilhamento e todo o cuidado e responsabilidade com os cavalos

Encilhamento e todo o cuidado e responsabilidade com os cavalos

Tampouco faltaram atividades paralelas como uma clínica com renomados cavaleiros em que o brasileiros Giulia e Thales treinaram com o bicampeão olímpico Lars Nieberg. Destaque também para as boas-vindas na prefeitura de Herford, com presença do prefeito Tim Kähle e de Ursula von der Leyen, ministra da Defesa e dos Esportes da Alemanha, patronesse do evento, entre outras autoridades.

A ministra Ursula von der Leyen com Constantino Scampini, Thales Marino, Caio Sérgio de Carvalho, coordenador das equipes brasileiras de Salto, e Giulia Scampini

A ministra Ursula von der Leyen com Constantino Scampini, Thales Marino, Caio Sérgio de Carvalho, coordenador das equipes brasileiras de Salto, e Giulia Scampini, durante o evento

“O cortejo até a Prefeitura foi composto por dois ônibus para os atletas e cinco carruagens para as autoridades e alguns convidados, que em função da importância do evento, por onde passava , era ovacionado pela população local. É emocionante a forma como o hipismo da juventude tem o respeito e admiração dos alemães. Creio que por isso formam tantos bons cavaleiros”, conta Scampini.

Giulia, 18, e Thales, 14, ambos sócios da Hípica Paulista, estão entre os convocados para defender o Brasil nos Campeonato Americano e Sul Americano da Juventude, entre 6 a 8/11, na Argentina.

Notícias Relacionadas