Com duas medalhas no Pan 2015, Time Brasil de CCE computa melhor resultado em 20 anos

20 de julho de 2015

No domingo, 19/7, após o bronze por equipes do Adestramento, teve mais medalha do hipismo no Jogos Pan-americanos 2015 em Toronto, no Canadá. PTime Brasil do Concurso Completo de Equitação (CCE) conquistou a prata por equipes e Ruy Fonseca arrematou o bronze individual, na terceira e última fase da competição com a modalidade Salto no Caledon Equestrian Center.

Líder individual, após as parciais do Adestramento e Cross Country, Ruy com seu Tom Bombadill Too, último conjunto em pista e embaixo de chuva, cometeu uma falta no último obstáculo, que lhe custou o ouro, mas garantiu uma importante medalha de bronze. Assim a norte-americana Marilyn Little montando RF Scandalous comemorou o ouro individual, com 40.30 pontos perdidos e ouro por equipes – um resultado que ainda garantiu aos EUA a qualificação para os Jogos Rio 2016. Pelas cores do Canadá Jessica Phoenix com Pavarotti foi prata, 42.10 pontos perdidos.

Comemoração no pódio individual com Marily Little, ouro, Jessica Phoenix, prata, e Ruy Fonseca, bronze, a primeira medalha individual em Pan-americanos após 20 anos; img: FEI / Pic Stockimageservices

Comemoração no pódio individual com Marily Little, ouro, Jessica Phoenix, prata, e Ruy Fonseca, bronze, a primeira medalha individual em Pan-americanos após 20 anos; img: FEI / Pic Stockimageservices

 

Todos os demais integrantes do Time Brasil – Henrique Pinheiro com Land Quenottte, 11º individual, Marcio Carvalho Jorge com Lisssy Mac Wayer, 9º individual, e Carlos Parro montando Caulcourt Land Landline, 6º individual, – fizeram pista limpa no Salto e junto com o medalhista de bronze Ruy e seu Tom Bombadill Too arremataram a prata por equipes com 140,7 pontos perdidos.

A equipe brasileira de CCE comemora no pódio ; img: Lisa Slade The Chronicle of the Horse

A equipe brasileira de CCE comemora no pódio ; img: Lisa Slade The Chronicle of the Horse

A equipe medalhista de ouro dos EUA, 133 pontos perdidos, foi formada por Marily Little / RF Sccandalous, Lauren Kieffer / Meadosbrooks Scarlett, Boy Martin / Pancho Villa e Phillip Dutton / Fernhll Fugitive. Enquanto os canadenses foram bronze com Jessica / Pavarotti, Waylon Roberts / Bill Owen, Kathryn Robinson / Let it Bee e Colleen Loach / Quarry Blue D´Argouges, 163.0 pontos perdidos.

O Time Brasil de CCE é treinado pelo bicampeão olímpico neozelandês Mark Todd, radicado na Inglaterra, onde também vivem Ruy e Carlos Parro. Enquanto Marcio Jorge e Henrique Pinheiro vivem no Brasil. “Na minha opinião, a melhor coisa que o Mark foi nos mostrar a possiblidade de sermos bons e fazê-lo. Com bons cavalos, bom treinamento, bom planejamento, podemos chegar lá. É isso que ele nos passou”, destacou Parro. “Os Jogos Pan-americanos são muito importantes para o Brasil que hoje viu o CCE próximo a conquista de o ouro e com mais empenho pode significar uma medalha olímpica. Acho que estamos no caminho certo.”

Para Henrique, o “CCE brasileiro vem crescendo, principalmente depois da contratação do Mark Todd.” Ruy não escondeu sua decepção ao cometer a falta no último obstáculo, mas estava orgulhoso do seu cavalo. “Fizemos uma rodada muita boa. Depois do Rolex Kentucky em 2014 onde eu caí, passamos por fase um pouco em baixa. Mas ao mesmo tempo que o Tom ficou um pouco assustado também melhorou. A falta de hoje foi a segunda em toda temporada 2015. Agora quero ver o vídeo e o que poderia ter feito melhor. A falta não foi por causa da chuva. Mas agora não é hora disso. Estou muito feliz com a medalha individual e por equipes e já estamos ansiosos para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e o Tom deve estar no auge da forma.”

Ruy Fonseca com seu Tom Bombadill Too em flash após a vitória no Adestramento na largada da competição; img: img: Sergio Dutti/Exemplus/COB

Ruy Fonseca com seu Tom Bombadill Too em flash após a vitória no Adestramento na largada da competição; img: img: Sergio Dutti/Exemplus/COB

O bronze de Ruyzinho foi a primeira medalha individual do CCE (Concurso Completo de Equitação) em 20 anos, depois que André Giovanini ganhou também um bronze em 1995. Naquele ano, o Brasil ainda foi ouro por equipes no CCE, e Ruy estava lá. Dessa vez, a medalha por equipes foi de prata – o país tem também uma prata por equipes em 1999 e três bronzes por equipes em 2003, 2007 e 2011.

 

Resumo da campanha do CCE em Jogos Pan-americanos

1995 – Mar del Plata – Argentina – ouro por equipe e bronze individual ( André Luiz Giovanini)
1999 – Winnipeg – Canadá – prata por equipe
2003 – Fair Hill – Estados Unidos – bronze por equipe ( O CCE foi disputado nos Estados Unidos pela falta de estrututura para a modalidade na sede oficial dos Jogos, Santo Domingo)
2007 – Rio de Janeiro – Brasil – bronze por equipe
2011 – Guadalajara – México – bronze por equipe
2015 – Toronto – Canadá – prata por equipe e bronze individual (Ruy Fonseca)

 

SHP com CBH – infos Chronicle of The Horse e COB – versão Carola May

Notícias Relacionadas