Coluna de Tonico Senra: 20 de março

  • Diário de bordo: volto de viagem e vejo o país pior do que o deixei. São em momentos como este que concluímos que é melhor viver no exílio. Me tira o tubo!
  • A coluna quer deixar claro que a Lista de Janot é tão significativa quanto a Lista de Schindler. Para quem desconhece a história o empresário alemão Oscar Schindler foi o responsável durante a Segunda Guerra, pelo salvamento de mais de 1500 judeus das atrocidades nazistas, arriscando a própria vida.
  • Ao buscar deslizes e frases absurdas de Trump como escândalos, jornalistas dão a ele diariamente argumentos para condenar a mídia, transformando-a como um opositor. Exatamente como o ogro Lula fazia e faz no Brasil.
  • Pizza é uma opção saudável. Pelo menos para uma pizzaria de Londres, que substituiu a entrega por motocicletas por corredores natos neste serviço delivery que podem despertar nos comilões o sentido de praticar exercícios. A imaginação não tem limites…
  • Arquivo X: o juiz da Corte de Nova York e responsável pelos processos da Petrobrás, Jeff Rakoff, prevê que o julgamento deve ser longo. Até agora, além da ação coletiva foram abertas 21 ações individuais de fundos e investidores institucionais de várias partes do mundo, inclusive de vários Estados dos EUA, Europa, Austrália e Ásia. Os processos acusam a Petrobrás de ter escondido informações sobre corrupção e pagamentos de propinas, inflando ativos e não divulgando o que sabia em seus comunicados oficiais.
  • Mesa das mais familiares comandada por Neyde e Carlos Buttori, no tradicional restaurante Tatini, na rua Batatais.
  • Carlo Collet da BSS Blindagem comandava mesa empresarial no Mercedes Longe durante o almoço dos executivos.
  • Esta Operação Carne Fraca deflagrada pela Polícia Federal revelando um esquema de corrupção envolvendo alimentos e fiscais do Ministério da Agricultura não interessa nem ao governo, que tem de explicar nacional e internacionalmente a falcatrua, nem às grandes empresas do setor que além de caírem no descrédito total, sofrem significativas perdas financeiras. Todos sem exceção tentarão empurrar a sujeira para debaixo do tapete. Quem viver, verá! A propósito os papéis da JBS recuaram 10,99% e os da BRF, 7,25%.
  • Serviço de utilidade pública: como minimizar o risco de ser contaminado por uma bactéria ao consumir carnes, embutidos e outros produtos processados? Resposta da coluna: não coma nada.
  • Para não perder a rica boquinha, o ator Tony Ramos – garoto propaganda da Friboi – certamente virá a público em rede nacional vestido de executivo para comunicar que a Friboi nunca cometeu tais irregularidades e que consumir carne é saudável tendo como prova maior o apetite dos antropófagos.
  • Se a moda lançada pelo senador Cássio Cunha Lima de destacar um trecho do filme Superman – o Retorno – em cerimônia da transposição do São Francisco, em breve veremos o “Calango” Calheiros exaltar o guerreiro Thor: Eu tenho a força! E o presidente Michel Temer “Perder a Boca”, em cima de um cavalo branco vestido de Zorro, gritando no Grande Canyon: Aiôu, Silver!
  • Está nos planos de Andreia e Kadú Lopes passarem a Páscoa em Buenos Aires, hóspedes no Faena.
  • A ONG Viver Bem detentora de ações sociais em vários estados brasileiros ganhou uma nova parceria: a CARBON Blindagem.
  • Gostaria de saber a quantas anda aquela divulgação do Instituto Lula das 41 empresas que contrataram palestras do ex-presidente o ogro Lula de 2011 a 2015. Os valores não foram publicados. A medida foi tomada depois que Lulinha solicitou ao Ministério da Justiça, ao Ministério da Fazenda e a Procuradoria Geral da República que apurassem a violação do sigilo da sua empresa LILS. Segundo o Instituto Lula, o ogro fez 70 palestras “recolhendo os devidos impostos”(sic!). A revista Veja chegou a publicar dados sobre a LILS e indicou que o faturamento da empresa chegou a R$27 milhões em quatro anos.
  • Conhecidos ladrões que atuam dia sim outro também no Túnel da Enseada no Guarujá, estão fazendo cursos intensivos para futuramente atuarem com galhardia no túnel submerso que ligará Santos ao Guarujá, com 1700 metros de extensão e arrastões.
carolaColuna de Tonico Senra: 20 de março