Sociedade Hípica Paulista inova com tecnologia para apresentar notas no Concurso Internacional de Adestramento

20 de março de 2019

Acompanhar os concursos de adestramento na Sociedade Hípica Paulista ficou mais emocionante e informativo para o público e para os participantes. Um novo software online para apresentar as notas dos atletas durante as provas foi desenvolvido pela empresa de tecnologia HorsePix, responsável pelas transmissões dos eventos hípicos em tempo real e pela internet, em parceria com a equipe da SHP.

O novo sistema foi testado na 1ª etapa de quatro Internacionais de Adestramento qualificativos para os Jogos Pan-americanos 2019, em Lima (Peru), que aconteceu nos dias 16 e 17 de março, na Sociedade Hípica Paulista.

A nota média de todos os juízes para cada atleta foi mostrada em uma tela de LED para o público, assim que o cavaleiro ou amazona finalizava sua prova. O placar foi apresentado por ordem de participação. O desenvolvimento do software foi um pedido do presidente da Sociedade Hípica Paulista Romeu Ferreira Leite e levou dois meses para ficar pronto.

Para alimentar o software com as notas, um operador com um tablet publicou o placar na tela de LED, via wifi, instalada na área social do clube. “O sistema ficou como o da ginástica olímpica, que mostra a nota de cada atleta assim que termina a apresentação, e não só no final de toda competição”, conta Margrid Blanco, diretora da HorsePix.

A HorsePix/FlixTVtransmite os concursos hípicos pelo site da empresa, YouTube e nas redes sociais dos clubes hípicos. O placar instantâneo de notas ainda não é colocado na apresentação ao vivo pela internet.

Para os atletas do adestramento, a nova tecnologia traz mais emoção para as provas. De acordo com o cavaleiro Pedro Manuel Tavares de Almeida, que montou Aoleo durante o concurso de adestramento, a tecnologia já é bastante usada nos eventos na Europa, e deixa a competição mais interessante para os atletas e também para o público.

“O competidor pode acompanhar os concorrentes e o público tem acesso ao placar para entender melhor. Você consegue ver a nota de quem está na pista e de quem está em primeiro lugar. Dá mais adrenalina para o esporte. No final de semana, todo mundo comentou a nova tecnologia na Sociedade Hípica Paulista”, conta Almeida.

Notícias Relacionadas

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Em 27/3, a Federação Paulista de Hipismo premiou os melhores do ano de 2023 com Troféu Eficiência Cel Renyldo Ferreira na Casa Bisutti, na capital paulista. Cel Renyldo, homenageando "in memorian" um ícone do hipismo nacional e internacional, foi o criador do Troféu...