Luiza Almeida é vice campeã brasileira senior e Giovana Pass, campeã brasileira junior

02 de dezembro de 2014

Fechando a série Internacional e Campeonato Brasileiro Senior, Internacional e Brasileiro Junior e Young Riders, no domingo, 30/11, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP), os sócios da Sociedade Hípica Paulista fizeram bonito: a amazona olímpica Luiza Almeida levou o vice-campeonato brasileiro senior e Giovana Pass foi campeã brasileira junior e Igor Chen Wu, vice-campeão junior. Veja a seguir o balanço do evento.

Luiza Almeida estreou bem com Xaparro do Vouga

Luiza Almeida estreou bem com Xaparro do Vouga

 

Final O medalhista pan-americano sul matogrossense Rogério Clementino montando Zodiac dos Diamantes foi o grande vencedor do Freestyle Inter I, 71,825%. De quebra, Rogério, 33, que começou a montar somente com 24 anos e foi o primeiro afrodescente em uma equipe de adestramento em Jogos Pan-americanos e Olimpíadas, garantiu o tricampeonato brasileiro Senior 2006/2010/2014 que se soma ao tetracampeonato brasileiro Senior Top 2007/2009/2010/2011.

Rogério Clementino com Zodiac dos Diamantes

Rogério Clementino com Zodiac dos Diamantes

O cavaleiro olímpico e pan-americano Leandro Silva montando Di Caprio, atual conjunto vice-campeão sul-americano, garantiu o 2º posto no Freestyle, 71,050%.

Leandro Silva com Di Caprio, cavalo de propriedade de nossa sócia Patrícia Vilella Marino

Leandro Silva com Di Caprio, cavalo de propriedade de nossa sócia Patrícia Vilella Marino

 

Em 3º lugar chegou a amazona olímpica e medalhista pan-americana Luiza Almeida em sua estreia com Xaparro do Vouga, 70,625. Ao final, na contagem geral das três provas, Luiza com duas segundas colocações e um terceiro lugar, ficou com o vice-campeonato brasileiro senior 2014, que se soma ao tricampeonato brasileiro senior top 2011/2012/2013.

 

Mais um flash do novo conjunto Luiza e Xaparro do Vouga

Mais um flash do novo conjunto Luiza e Xaparro do Vouga

Sarah Waddell, amazona recém chegada de um período na Alemanha, com Quixote Donnelly, foi 4ª colocada no Freestyle, 70,625%, e fechou com uma importante 3ª colocação na contagem geral do Internacional, válido pelo Brasileiro Senior.

Sarah

Sarah e Quixote Donnelly, animal de propriedade de nosso sócio Jorge Ferreira da Rocha

Formaram o juri na disputa válida como observatória para os Jogos Pan-americanos 2015, o juiz olímpico Stephen Clarke, que recém presidiu o juri nos Jogos Equestres Mundiais 2014, ao lado da norte-americana Jeanne McDonald, Claudia Mesquita, do Brasil, Sandra Smith de Oliveira Martins, da Argentina, e Max Piraino Lyon, do Chile.

Nata jovem No Internacional da série Junior, com três vitórias, Giovana Pass e Black da Prata, foi a grande campeã e o vice-campeonato ficou com Igor Chen Wu montando Arcos HM. Já no Internacional e Brasileiro Young Rider, Victor Trielli Avila comemorou o título de campeão.

Giovana e seu Black da Prata venceram de ponta a ponta

Giovana e seu Black da Prata venceram de ponta a ponta

 

Igor e Arcos HM cada vez mais afiados

Igor e Arcos HM cada vez mais afiados

 

Balanço – Stephen Clarke que acompanha a evolução do adestramento brasileiro há mais de dez anos gostou do que viu. “Sempre achei que há muitos cavaleiros talentosos no Brasil e é impressionante como eles estão evoluindo tecnicamente e ficando cada vez mais competitivos. Hoje no Freestyle tivemos algumas apresentações com alto grau de dificuldade e nível”, avalia Clarke, que também destacou o desempenho dos jovens. “É muito bom ver os cavaleiros e amazonas com um bom assento e montando os cavalos com ajudas efetivas e amigáveis para os cavalos.”
Finalmente Clarke também destacou a excelência do evento realizado na pista de areia Cel Coronel Renyldo Ferreira, no Clube Hípico de Santo Amaro. “Do ponto de vista dos juizes é um prazer julgar em uma estrutura de primeira classe com organização e hospitalidade absolutamente perfeitas”, disse Clarke que também ministrou duas palestras técnicas.

Para a juíza internacional Sandra Smith de Oliveira Martins, diretora de Adestramento da CBH, o saldo também foi positivo. “Realmente contamos com um bom número de inscritos tanto no Internacional, Campeonato Brasileiro e Taça Brasil”, destaca Sandra.

domingo_prem

Stephen Clarke, Sandra Smith, Jeanne McDonald e Claudia Mesquita com os vencedores do Freestyle Inter I e campeão junior, young rides e cavalos novos; img: arquivo pessoal

“Fiquei muita satisfeita ao ver cavaleiros, treinadores e juízes nacionais presentes nas palestras do Stephen Clarke. Já no ano passado começamos com essa iniciativa de pedir aos juízes estrangeiros que ministrem uma palestra durante os Internacionais no Brasil. Desde então tivemos palestras sobre passo, variações de andaduras (extenções, reunião, etc),movimentos laterais ao trote e galope, piaffe, passage, piruetas ao passo e galope, freestyle, além de provas de intercambio na America do Sul com cavalos emprestados. Não posso deixar de salientar que a palestra do sábado sobre Freestyle ministrada pelo juiz Stephen Clark com observações da treinadora Mariette Withages e juíza 4* americana Jeanne McDonald, foi muito enriquecedora e os cavaleiros perguntaram muitas coisas, fizeram observações e creio que foi muito produtiva para eles”, acrescenta a juiza e dirigente, que também comentou o treinamento das equipes brasileiras de adestramento.

“Desde o inicio do ano a treinadora Mariette Withages tem observado as provas, seja in loco ou pelos resultados e vídeos. Dessa forma ela já pode identificar conjuntos com potencial para trabalhar mais aprofundadamente pensando na formação da equipe pan-americana. Os conjuntos melhoraram bastante do ultimo CDI em outubro. Desde então tivemos duas clínicas, uma após o evento em outubro e outra agora antes do início da competição. Isso mostra que o trabalho rende frutos e devemos continuar trabalhando nesse sentido. Estou contente em ver que novos conjuntos estão se apresentando, isso mostra confiança no trabalho que vem sendo feito e motivação para trabalhar mais e evoluir. Espero que para o ano que vem ainda possamos ver mais conjuntos novos e cavalos com potencial para obter um bom resultado internacional”, acrescenta Sandra.

“O mais importante no momento é que os cavaleiros e amazonas procurem trabalhar e evoluir para alcançar um percentual acima de 68% para garantir uma boa apresentação. Antes do evento fizemos um grande work shop, em que os cavaleiros participantes do projeto Siconv de adestramento e outros que estão sendo observados tiveram uma avaliação e reavaliação com o treinador físico e com o psicólogo da equipe de adestramento, isto também foi muito produtivo para continuar o trabalho focando o Pan e a Olimpíada.”
Veja abaixo os resultados da série Internacional e Brasileiro de Seniores, Juniores e Young Riders e aguarde cobertura das demais séries.

Freestyle Inter I – 30/11

1º Rogério Clementino / Zodiac dos Diamantes – BRA – 71,825%
2º Leandro Silva / Di Caprio – BRA – 71,050%
3º Luiza Almeida / Xaparro do Vouga – BRA – 70,625%
4º Sarah Waddell, amazona recém chegada de um período na Alemanha, com Quixote Donnelly foi 4ª colocada no Freestyle, 70,625%, e fechou com uma importante 3ª colocação na contagem geral do Internacional, válido pelo Brasileiro Senior.
5º Mauro Pereira da Silva Junior / Banzai AMM – BRA – 68,025%
6º Pia Aragão / Blaed – BRA 66,700%

Intermediaria I – 29/11

1º Sarah Waddell / Quixote Donnelly – BRA – 69,526%
2º Luiza Almeida / Xaparro do Vouga – BRA – 68,342%%
3º Leandro Aparecido da Silva / Di Caprio – BRA – 68,000%
4º Mauro Pereira Junior / Banzai AMM – BRA – 67,868%
5º Rogério Clementino / Zodiac dos Diamantes – BRA – 67,816%
6º Rogério Clementino / Bravíssimo – BRA – 66,526%

Prêmio São Jorge – 28/11

1º Rogério Clementino / Zodiac dos Diamantes – BRA – 67,974%
2º Luiza Almeida / Xaparro do Vouga – BRA – 67,447%
3º Sarah Waddell / Quixote Donnelly – BRA – 67,421%
4º Mauro Pereira Junior / Banzai AMM – BRA – 66,842%
5º Rogério Clementino / Bravíssimo – BRA – 66,342%
6º Isabela Travassos / Don Carlos – BRA – 65,684%
Senior – Campeonato Brasileiro e Internacional

Campeão Rogério Clementino / Zodiaco dos Diamantes – FPH/BRA – 69,205%
Vice Luiza Almeida / Xaparro do Vouga – FPH/BRA – 68,805%
3º Sarah Waddell Quixotte Donnelly – FPH/BRA – 68,732%
4º Leandro Aparecido da Silva / Di Caprio – FPH/BRA – 68,175%
5º Mauro Pereira Jr / Banzai AMM – FPH/BRA – 67,578%
6º Isabela Travassos / Don Carlos – FPH/BRA – 64,775%

Junior – Campeonato Brasileiro e Internacional

Campeã Giovana Pass / Black da Prata – FPH / BRA – 68,950%
Vice Igor Chen Wu / Arcos HM – FPH / BRA – 66,084%
Young Riders – Campeonato Brasileiro e Internacional

Campeão Victor Trielli Avila / Vencedor GB – 65,901%

 

Resultado completo – clique aqui

Aguarde cobertura do Campeonato Brasileiro das demais categorias e Taça Brasil

 

SHP com as fontes: CHSA e CBH Carola May com fotos Luis Ruas e arquivo pessoal

Notícias Relacionadas