Internacional e Brasileiro de Adestramento no Rio tem forte participação da SHP

08 de novembro de 2017

No final de semana, entre 9 e 12/11, a caravana do Adestramento tem encontro marcado no Concurso Internacional, Nacional e, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro, inclusive, de Cavalos Novos, Taça Brasil e Desafio Brasil, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro. Indo de encontro às melhores expectativas estão previstos cerca de 70 conjuntos nas séries Nacionais e Internacionais com cavaleiros e amazonas provenientes de São Paulo, Regimento Nove de Julho de SP, Rio Grande do Sul e, é claro, forte participação do Rio de Janeiro, inclusive Escola de Equitação do Exército e Círculo Militar de Polo.

Treino de Adestramento na SHP na reta final rumo ao Brasileiro com Leandro Silva e Di Caprio e no fundo à direito Pedro Almeida com Aoleo; img: Wilson Spinard

A série Internacional Big Tour (nível máximo) é válida como etapa qualificativa para os Jogos Equestres Mundiais 2018, em Tryon, EUA, e a Internacional Small Tour vale como observatória para os Jogos Sul Americanos 2018, em Cochabamba na Bolívia, porém as provas das três modalidades do hipismo devem ser em outro local a ser oficialmente confirmado em breve.

Competem na Big Tour, os integrantes do Time Brasil na Rio 2016 Giovana Pass com Zingaro de Lyw, e Pedro Tavares de Almeida com sua nova montaria Aoleo, o cavaleiro que defendeu o país em Pequim 2008 Leandro Silva com Dicaprio, dupla integrante do Time Brasil medalha de bronze e 6º no Pan 2015, e Mauro Pereira Junior montando Banzai AMM. O índice mínimo de qualificação exigido pela Federação Equestre Internacional (FEI) é de 66% na nota média final e de um juiz olímpico de nível 5*.Exceto Mauro Jr todos treinam na SHP.

A amazona olímpica da SHP Giovana Pass com seu Zingaro de Lyw durante competição Internacional na SHP; img: Luis Ruas

Até o momento, já atingiram este resultado Giovana Pass com Zíngaro de Lyw e João Victor Marcari Oliva montando Xamã dos Pinhais, atleta que soma cinco índices obtidos no circuito europeu. Leandro Silva com Dicaprio tem um índice conquistado no Internacional na Hípica Paulista em final de junho.

Já na Small Tour tem cinco conjuntos a postos: a amazona de três Olimpíadas e representante da SHP Luiza Almeida, medalha de bronze por equipes no Pan Rio 2017, com sua nova montaria Baluarte, Mauro Pereira Junior montando Don Enrico AMM que vem com excelentes resultados nessa série, o cavaleiro da SHP Gabriel Braga com Laurentio, Cristiano Augusto com Good Boy AMM e Rodrigo Evangelista faz sua estreia com Colosso do Azeredo nesse série.

Luiza com Baluarte durante treino na SHP no início de outubro

“Ano passo tivemos 62 conjuntos no Brasileiro e agora no momento estamos computando 67. É bacana a gente ter mantido uma mesma média”, destaca Sandra Smith de Oliveira Martins, diretora de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo, e integrante do juri ao lado holandês Eddy de Wolf, juíz de nível olímpico 5*, Mercedes Campdera, México, Max Piraino Lyon, Chile, Cesar Lopardo Grana, Argentina, e a juiza top brasileira Claudia Mesquita.

Gabriel Braga e Laurentio durante Internacional na SHP

“Todos os cavaleiros e amazonas da série Internacional vêm de São Paulo. Para eles também é importante os cavalos fazerem uma viagem, se ambientar em cocheiras diferentes e o conjunto competir em outro ambiente testando as reações. E, sem dúvida, o comitê organizador no Rio de Janeiro está fazendo um bom trabalho e não está medindo esforços para fazer uma festa bonita”, acrescenta Sandra.

Outra novidade é a realização do Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos no final do ano. “A idade hípica dos cavalos virava em agosto – então o campeonato era realizado em junho / julho. Agora, a exemplo do que acontece no regulamento CBH dos Cavalos Novos na modalidade Salto, estamos dando seis meses de carência e os cavalos podemo seguir competindo nas provas específicas de uma mesma idade durante todo o ano”, explica Sandra. “Depois do Brasileiro, em 17/11, na Hípica Paulista, ainda temos uma clínica com treinadora Mariette Whitages, voltada aos competidores candidatos a uma vaga nos Jogos Equestres Mundiais e Sul-americanos.”

Destaque também para participação de diversos jovens talentos como Clara Almeida, 12, campeã carioca de Adestramento na categoria Mirim (12 a 14 anos), e a amazona paulista e da SHP Victoria Baptista de Oliveira, campeã brasileira Mirim 2016. “Claro que eu quero ganhar e ter o título de campeã, mas o mais importante mesmo para mim é ir bem”, afirma Clara, de 12 anos.

Rodolpho Figueira de Mello, presidente da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ), também falou da importância do concurso. “Estamos trazendo ao Rio a crème de la crème do Adestramento brasileiro, com vários atletas olímpicos e campeões pan-americanos. Ao mesmo tempo serão promovidas competições para iniciantes da modalidade, proporcionando uma integração inteligente e saudável entre os super stars e os debutantes.”

 

Data: de 9 a 12 de novembro, a partir das 9h
Local: Sociedade Hípica Brasileira, Av. Borges de Medeiros, 2448, Lagoa, Rio de Janeiro, RJ
Ingressos: Entrada franca

 

Via Imprensa CBH ; fotos: Wilson Spinardi Junior, Erica Costa e Luis Ruas

Notícias Relacionadas

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Em 27/3, a Federação Paulista de Hipismo premiou os melhores do ano de 2023 com Troféu Eficiência Cel Renyldo Ferreira na Casa Bisutti, na capital paulista. Cel Renyldo, homenageando "in memorian" um ícone do hipismo nacional e internacional, foi o criador do Troféu...