Giovana Pass garante sua 1ª vitória em um Freestyle Grand Prix em Internacional de Adestramento na Hípica Paulista

Nesse domingo, 2/7, o Concurso de Adestramento Internacional na Sociedade Hípica Paulista fechou com as reprises Freestyle (movimentos obrigatórios com sequencia livre acompanhados de trilha musical). A vitória no Grand Prix Freestyle ficou novamente com a jovem amazona da casa Giovana Pass que também chegou em 1º lugar no Grand Prix na sexta-feira, 30/6, válido como 1ª qualificativa em solo nacional para os Jogos Equestres Mundiais 2018, 10 a 23 de setembro, em Tryon (EUA).

Montando Zingaro de Lyw, seu companheiro na Rio 2016, Giovana fez o seu primeiro Freestyle Grand Prix fechando com a média final de 71,460%. “Eu nunca havia feito um Freestyle Grand Prix, até hoje somente um na categoria Young Rider. Estou muito satisfeita com nossa evolução nesse retorno após a Olimpíadas”, ponderou Giovana, 19. “Estamos um iniciando um novo ciclo olímpico e o Zingaro, 13 anos, pode chegar a Toquio. Mas o auge da forma dele é agora entre os 12 e 14 anos. Estou em busca de mais um cavalo nesse nível de competição”, declarou a amazona que também se apresentou com Garrido Juliana, vencendo a categoria Cavalos Novos 6 anos na série Nacional.

Giovana e Zingaro super afiados

Mauro Pereira Junior com Banzai AMM, um Brasileiro de Hipismo de 14 anos, garantiu o 2º posto, 67,165. Já o 3º posto ficou com dupla medalha de bronze por equipes no Pan 2015, Leandro Silva apresentando DiCaprio, um cavalo oldenburger em plena forma aos 15 anos, 66,725%, conjunto que garantiu o 2º posto no Grand Prix em 30/6.

Mauro com Banzai AMM

Leandro com DiCaprio

No Freestyle Intermediária I nesse domingo, 2, Sergio Fiori montando Akira AMM, um Brasileiro de Hipismo de 15 anos, garantiu a 2ª vitória na competição, totalizando 68,515%. Em 30/6, no Prêmio São Jorge, válido como qualificativa para os Jogos Sul Americanos Odesur 2018 entre 9 e 20/5 na Bolívia, a dupla chegou em 2º lugar.

Sergio e Akira AMM

No sábado, 1/7, a amazona pan-americana Sarah Waddell em seu retorno ao picadeiro com Quixote Arco Polo Z, dupla que chegou em 4º no Grand Prix em 30/6, venceu o Grand Prix Special, com 66,961%, seguida pela amazona olímpica Luiza Almeida com sua nova montaria Aoleo, 3ª no Grand Prix, 65,078%. Ambas estão na corrida por uma vaga na equipe brasileira 2018 e não disputaram o Freestlye Grand Prix.

Sarah com Quixote Arco Polo Z

Estiveram frente ao julgamento, o juiz de três Olimpíadas Stephen Clarke, da Grã Bretanha, o chileno Max Piraino Lyon, Cesar Lopardo Grana e Sandra Smith de Oliveira Martins, da Argentina, com a juiza internacional brasileira Claudia Mesquita na presidência. “Em primeiro lugar é sempre um prazer estar em São Paulo, em especial também aqui na Sociedade Hípica Paulista, com infraestrutura e organização perfeitas”, destacou Clarke. “Observo que a cada ano os conjuntos vem melhorando e espero ver cada vez mais cavaleiros e amazonas nesse nível de competição. São pequenos detalhes que fazem a diferença e os concorrentes precisam ficar atentos para não desperdiçar importantes pontos.”

Giovana em entrevista especial para TV Brasil

Vencedores dos Freestyle Inter I e Grand Prix: Sergio Fiori, Leandro Silva, Giovana Pass e Mauro Pereira Junior com o grupo de juizes

Ainda em 2017 serão disputadas mais três qualificativas para Jogos Equestres Mundiais e Odesur 2018 no Brasil. Ao mesmo tempo outros conjuntos em atividade no Exterior também estão no páreo para formar a equipe brasileira com destaque para o jovem talento João Victor Oliva, 21, atual campeão sul americano, medalha de bronze por equipes no Pan 2015 e melhor brasileiro na Rio 2016, radicado na Alemanha, que já tem diversos índices técnicos (mínimo de 66% de aproveitamento) para os Jogos Equestres Mundiais.

Freestyle Grand Prix – 2/7
1º Giovana Pass / Zingaro de Lyw – BRA – 71,460%
2º Mauro Pereira Junior / Banzai AMM – BRA – 67,165%
3º Leandro Silva / DiCaprio – BRA – 66,725% ”’

Freestyle Intermediate I – 2/7
1º Sergio de Fiori / Akira AMM – BRA – 68,515%

Grand Prix Special – 1/7
1º Sarah Waddel / Quixote Arco Polo Z – BRA – 66,961%
2º Luiza Tavares de Almeida / Aoleo – BRA – 65,078%
Fonte: Imprensa CBH ; fotos Luis Ruas e divulgação

carolaGiovana Pass garante sua 1ª vitória em um Freestyle Grand Prix em Internacional de Adestramento na Hípica Paulista