Cavaleiros e amazonas da SHP dão show no Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento 2018

13 de novembro de 2018

No final de semana, em 10 e 11/11, a Sociedade Hípica Paulista (SHP) recebeu o Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento com ótima participação de 75 conjuntos (cavalo x cavaleiro) de seis estados São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. Na categoria de mais alto rendimento Senior Top sagrou-se campeã a dupla olímpica Giovana Pass com Zingaro de Lyw que venceu a duas provas o Grand Prix, com 66,565%, e o Freestyle Grand Prix, 70,855%, totalizando 137,420%.

Giovana Pass conquistou o título brasileiro Senior Top em sua última apresentação com Zingaro de Lyw

O também olímpico Leandro Silva com Dicaprio foi vice-campeão, 136,433% (na soma das duas reprises), e Pedro Tavares de Almeida montando Aoleo, 3º, 133,552%. Todos os três conjuntos representam a SHP e integraram o Time Brasil nos Jogos Equestres Mundiais 2018.

O vice-campeão brasileiro Senior Top Leandro Silva, bronze por equipe e 6º individual no Pan de Toronto 2015, também foi ouro por equipe e bronze individual no Campeonato Sul-americano do Chile 2014 e é bicampeão brasileiro senior Senior Top 2016/ 2017

Pedro com Aoleo, 3º colocado em 2017, foi campeão brasileiro Senior Top 2015 e vice-campeão na mesma categoria em 2017.

Para Giovana, 20, o domingo foi especial. Além de conquistar seu primeiro título brasileiro Senior Top, a amazona aposentou oficialmente seu cavalo Zingaro de Lyw, um puro sangue lusitano de 14 anos, com o qual garantiu sua primeira participação olímpica na Rio 2016 e em Jogos Equestres Mundiais 2018, em Tryon (EUA). Após a prova, Giovana voltou à área do picadeiro na SHP e, após um breve e emocionado discurso, retirou a sela de Zingaro, que agora vai curtir a vida de reprodutor e liberdade nos piquetes do Haras Sucandi, de propriedade de sua família.

Giovana e seu parceiro do coração Zingaro

“Sem dúvida, o Zingaro é muito especial e seu coração é ainda maior que suas habilidades. Graças a ele participei dos Jogos Olímpicos e do Mundial. Agora ele vai ter o merecido descanso em nosso haras. Aproveito para agradecer a todos que me ajudaram chegar aqui como a Hípica Paulista, Confederação Brasileira, meus treinadores e, em especial, minha família”, destacou a campeã brasileira senior top 2018.

Alexandre de Morais Oliveira, diretor de adestramento da SHP e campeão da Taça Brasil Média I Profissional 2017/2018, destacou a excelência do evento. “O campeonato foi um sucesso, sem dúvida, um dos melhores eventos do ano. Parabenizo todos os concorrentes, em especial, os sócios campeões. Agora esperamos todos na Final do Ranking da SHP em 24 de novembro”, destacou Alexandre. “Acho que precisamos estudar um formato que permita a importação de cavalos de adestramento com impostos menores e, dessa forma, acelerar um pouco o desenvolvimento do adestramento”, acrescentou o dirigente e treinador.

Alexandre com suas alunas campeãs Betina e Valentina Toledo e Carolina de Arruda Botelho.  Julia Nemr, que também treina com Alexandre, está faltando nesse registro de  campeões brasileiros

O Campeonato Brasileiro contemplou as categorias Pôneis, Mirim, Junior, Iniciantes, Amadores desde a série elementar até Média II, Cavalos Novos 4,5,6 e 7 anos, Senior e Senior Top totalizando 17 categorias. Sagraram-se campeões da Taça Brasil cavaleiros e amazonas profissionais desde a série Elementar até Média II totalizando cinco títulos, entre eles, diversos tops da casa.

Casa cheia no Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento 2018

Formaram o juri Claudia Mesquita, Sandra Smith de Oliveira Martins, ambas juízas internacionais 4*, Marcio Camargo, juiz internacional 2*, ao lado dos experientes juizes nacionais oficiais Lindinha Macedo, Sonia Hansen, Claudia Santanna e Rui Cesar Melo. Para a juíza Sandra Smith de Oliveira Martins, também diretora de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), o saldo foi positivo.

Piano e sax deram um toque especial ao ambiente

“O nível dos conjuntos no Campeonato foi bom e todos alcançaram o índice de aproveitamento mínimos para garantir os títulos de campeão e vice”, destacou Sandra. “Tivemos a participação de cavaleiros de nome internacional como Leandro Silva, Pedro Almeida, Mauro Pereira Jr, Sarah Waddell, Pia Aragão, e Giovana Pass que fez uma bela homenagem ao seu cavalo Zingaro”, acrescentou a dirigente.

Mariane Van Cleef, Sophia Oliveira ao lado dos cavaleiros Renderson Silva de Oliveira e Eduardo Alves de Lima

Representantes da SHP

Sarah Wadell montando Baccarah H, de propriedade da sócia Sophia Baptista Oliveira, faturou o título brasileiro Senior e agora é bicampeã da categoria 2015/2018.

Missão cumprida para Sarah e Baccarah H

Para a amazona Paula Maria Pinto de Souza Nogueira, o resultado não poderia ser melhor: campeã Amador Top montando Xangô do Aretê e campeã Média II com Estribilho.

Paula Maria a caminho da premiação com seu Xangô do Aretê

Sonia Cendon com Lady Lu comemorou o vice-campeonato Amador Top e Sophia Batista Oliveira com Dispens garantiu o 3º posto na mesma categoria.

Sonia Cendon com sua Lady Lu

Maria Paula e Sonia confraternizam na cerimônia de premiação

Na categoria Pôneis, Valentina Toledo com Teco conquistou seu primeiro título brasileiro. Enquanto sua mãe Betina Toledo com Rendsgaards Lathago sagrou-se campeã Elementar Amador.

Betina com sua filha caçula Valentina: dupla vitória no Brasileiro de Adestramento

Já a amazona Carolina de Arruda Botelho com seu Chronus Santa Dalila garantiu o bicampeonato brasileiro consecutivo: em 2017 foi campeã Elementar Amador e agora em 2018 faturou título Preliminar Amador.

Carolina em seu tradicional flash ao lado seus pais  João e Nicole, avó Clarissa e namorado Duda

A jovem amazona Julia Nemr, que coleciona títulos nas categorias de base, parou de montar e retornou às pistas há cerca de um ano, sagrou-se campeã Junior com Casmurro HI.

Julia Nemr ao lado seu treinador Alexandre, mãe Tereza e da juíza Sandra Smith de Oliveira Martins

Alexandre Morais de Oliveira também foi bi consecutivo montando J.A. Orpheu do Carnaval na Taça Brasil Média I Profissional.

Alexandre com J.A. Orpheu do Carnaval: bicampeão Média I Profissional

A aluna da Escola de Equitação SHP Raquel Mendonça de Mattos com Franco Interagro conquistou o título brasileiro Média I Amador.

Raquel com Franco Interagro

Montando Hiroshi AMM, de propriedade da sócia Ana Maria Mantegazza, Sergio Castany de Fiori sagrou-se campeão da Taça Brasil Média II Profissional. Cristiano Augusto da Silva levou First Lady AMM, também de propriedade de Ana Maria Mantegazza, ao título de campeão brasileiro 6 anos.

Sergio com Hiroshi AMM

Nicole Abdo com Valencio fechou o Brasileiro da categoria Média II Amador em 3º lugar. A aluna da Escola de Equitação da SHP Larissa Toniolo com Amadeo do Castanheiro conquistou a 3ª colocação na categoria Iniciantes. Kaio Urias com West Boy Gigant do Adonai, de propriedade de Nicole Abdo, foi 3º colocado na série Cavalos Novos 4 anos.

Toda atenção voltada à Final do Brasileiro e Taça Brasil

Outro ponto alto do Campeonato Brasileiro foi a disputa por equipes de cinco estados formadas por três conjuntos sem direito a descarte. “A formação das equipe foi por sorteio incentivando sempre o espírito de equipe e welfare esportivo”, apontou Sandra, juíza e diretora da CBH.”Aproveito para agradecer a organização da equipe da SHP, comandada por seu diretor Alexandre Morais de Oliveira, que foi impecável e não mediu esforços para que o evento fosse um sucesso.”

ão Paulo venceu por equipes com Carolina de Arruda Botelho, Sonia Cendon e Larissa Toniolo e o Rio de Janeiro foi vice representando por Joaquim Vasconcellos da Rocha, Adriana Correa Martins e Luciana Ferreira Motta

Veja abaixo como ficou o placar do Campeonato Brasileiro e Taça Brasil até a 3ª colocação e clique aqui para conferir o resultado completo.

CBA Senior Top – 4 conjuntos


Campeã Giovana Pass / Zingaro de Lyw – FPH – 137,420%
Vice Leandro Aparecido da Silva / Dicaprio – FPH – 136,433%
3º lugar Pedro Manuel Tavares de Almeida / Aoleo – FPH – 133,552%

CBA Senior – 3 conjuntos


Campeã Sarah Waddell / Baccarah H – FPH – 141,787%
Vice Bruno de Certaines / Finesse – FPH – 134,595%

CBA Pôneis – 2 conjuntos


Campeã Valentina Toledo / Teco – FPH – 81,316%
Campeã Luciana Ferreira Motta / Chocolate – FEERJ – 81,316%

CBA Mini-mirim – 3 conjuntos


Campeã Mariana Magalhães / Earl de Vanou – FEERJ – 130,33%
Vice João Gabriel Perdonssini / Cordel Jmen – FGEE – 124,362%
3º Luciana Ferreira Motta / Lady Opera – FEERJ – 122,375%

CBA Mirim – 1 conjunto


Vice Barbara de Lima / PHBR Corlando – FGEE – 121,895%

CBA Junior – 1 conjunto
Campeã Julia Nemr / Casmurro HI – FPH – 134,372%

CBA Iniciante – 9 conjuntos
Campeão Beatriz Arantes / Earl de Vanou – FEERJ – 136,117%
Vice Gabriela Ometto Ribeiro / Zeca Interagro – FPH – 135,857%
3º Larissa Toniolo / Amadeo do Castanheiro – FPH – 134,870%

CBA Elementar Amador – 7 conjuntos


Campeã Betina Toledo / Rendsgaards Lathago – FPH – 131,734%
Vice Paloma Almeida / Tamara da Peramanca – FEERJ – 129,981%
3º Cristiane Maria Ely / Genial HI – FPH – 129,089%

CBA Preliminar Preliminar Amador – 7 conjuntos


Campeã Carolina de Arruda Botelho / Chronus Santa Dalila – FPH – 130,494%
Vice Paulo Cesar Ferreira Junior / Diesel da Prata -FPH – 130,368%
3º Roberta Presscott Naso / Galante DPC – 128,965%

CBA Média I Amador – 3 conjuntos


Campeã Raquel Mendonça de Mattos / Franco Interagro – FPH – 131,790%
Vice Aneliese Ferraz / Famke Fan it Jaachpaad – FPH – 126,228%
3º Eliana Dutra Oliveira / Vulcão Itapuã – FPRH – 125,160%

CBA Média II Amador – 3 conjuntos


Campeã Paula Maria Pinto de Souza Nogueira / Estribilho (OC) – FPH – 135,299%
Vice Cintia Cimbaluk / Cortes – FPrH – 128,804%
3º Nicole Abdo / Valencio – FPH – 121,838%

CBA Forte I Amador


Campeã Adriana Correa Martins / RM Elektra – FEERJ – 121,722%

CBA Amador Top – 4 conjuntos


Campeã Paula Maria Pinto de Souza Nogueira / Xangô do Arete – FPH – 131,559%
Vice Sonia Cendon / Lady Lu – FPH – 128,017%
3º lugar Sophia Baptista de Oliveira / Dispens – FPH – 126,954%

CBA Cavalos Novos 4 anos – 4 conjuntos


Campeão Eduardo Alves de Lima / Florisbela – FPH – 17,28 pontos
Vice Elsom Aparecido Sabadini / Jolie Sky – – FPH – 16,94 pontos
3º Kaio Urias / West Boy Gigant do Adonai – FPH – 15,78 pontos

CBA Cavalos Novos 5 anos – 1 conjunto

Campeão Renderson Silva de Oliveira (à direita) / Senhorita VO – FPH – 17,08 pontos

CBA Cavalos Novos 6 anos – 2 conjuntos


Campeão Cristiano Augusto da Silva / Italy AMM – FPH – 16,4 pontos
Vice Pia Aragão / Hamilcar Interagro – FPH – 15,70 pontos

CBA Cavalos Novos 7 anos – 1 conjunto


Campeão Jeferson Rodrigo Pereira / Goya Crystal – FPH – 14,52 pontos

Taça Brasil Elementar Profissional- 3 conjuntos


Campeão Agnaldo Luiz da Silva / Generoso DR – FPH – 135,474%
Vice Luiza Affonso Squeff / Alpha Armani – FGEE – 124,069%
3º Marina Gerson / Sufflair de Essencia – FGEE – 67,436%

Taça Brasil Preliminar Profissional – 4 conjuntos
Campeão Cristiano Augusto da Silva / First Lady AMM – FPH – 137,129%
Vice Ricardo Nardy / Impacto dos Diamantes – FPH – 133,539%
3º Carlos Renato Veiga Brito / Hotspur – FPH – 124,881%

Taça Brasil Média I Profissional – 5 conjuntos


Campeão Alexandre Morais de Oliveira / J.A. Orpheu do Carnaval- FPH – 137,242%
Vice Agnaldo Luiz da Silva / Galaxia DR – FPH – 125,901%
3º Carlos Renato Veiga Brito / Hiero Interagro – FPH – 123,020%

Taça Brasil Média II Profissional – 7 conjuntos


Campeão Sergio Castany de Fiori / Hiroshi AMM – FPH – 135,940%
Vice Pia Aragão / Rodin GV – FPH – 133,761%
3º Daniel Biasini / Canavaro de Paixão – FPH – 128,803%

Taça Brasil – Forte I Profissional


Campeão Laercio Mandu / Eufrates HPS – FPH – 129,185%

Cavaleiros e amazonas da SHP em flash de confraternização

Imprensa SHP

Notícias Relacionadas