Jogos Equestres Mundiais


escolasalto

Realizados a cada quatro anos, os Jogos Equestres Mundiais (JEM) em 2014 chegam a sua a sétima versão. A disputa, que reúne todas as modalidades sob chancela a Federação Equestre Internacional, será na França.

1990 – Estocolmo – Suécia
Classificada em 8º lugar, a equipe foi formada por Nelson Pessoa com Vivaldi, Rodrigo Pessoa montando Special Envoy, André Johannpeter com Heartbraker Joter e Vitor AlvesTeixeira e Zurkis. O melhor resultado no individual foi o 12º lugar de Vitor Teixeira.

1994 – Haia – Holanda
Na pista, Neco Pessoa/Chouman e o filho Rodrigo Pessoa/Special Envoy por pouco não dividiram o pódio por equipe que ficou com a 4ª colocação e contou, ainda, com André Johannpeter montando Calei Joter e Luciana Diniz com Graf Grande. No individual o melhor resultado foi o 5º lugar de Neco.

1998 – Roma – Itália
A trajetória vitoriosa de Rodrigo Pessoa passa pelo WEG de 1998 quando o cavaleiro conquistou no individual a medalha de Ouro montando Gandini Lianos. Era a segunda vez que Rodrigo competia ao lado do pai, com Neco montando Baloubet du Rouet, cavalo que faria sucesso sob comando de Rodrigo nos anos seguintes. A equipe que ficou em 5º lugar conto também com André Johannpeter/Calei Joter e Álvaro (Doda) de Miranda Neto/Arisco Aspen.

2002 – Jerez de La Frontera – Espanha
O Brasil não fez uma boa campanha e acabou em 9º lugar com o time formado por Rodrigo Pessoa montando Baloubet du Rouet, Bernardo Alves com Oberon, Álvaro (Doda) Afonso de Miranda Neto com Audi San Diego e Celso Ariane montando Quinta. Rodrigo acabou ficando fora da final por um ponto e acabou na 26ª colocação na disputa Individual.

2006 – Aachen – Alemanha
O Brasil sofreu uma a baixa do seu principal conjunto dois dias antes do início da competição. Baloubet du Rouet apresentou uma inflamação no menisco e Rodrigo não teve outra opção a não ser desistir de competir. O time formado por Bernardo Alves/Canturo, Cássio Rivetti/Olona e Álvaro (Doda) Afonso de Miranda neto/Nike terminaram em 10º lugar. O melhor resultado individual foi de Bernardo Alves/Canturo (13º).

2010 – Lexington – Estados Unidos
O Brasil por pouco não sobe ao pódio com a equipe formada por Rodrigo Pessoa/HH Rebozo, Alvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda/AD Ashleigh Drossel Dan, Pedro Veniss/Amaryliss e Bernardo Alves/Vancouver d´Auvrey. Após uma reviravolta no placar, os brasileiros terminaram na 4ª colocação, conquistando a primeira vaga brasileira dentre todos os esportes para as Olimpíadas 2012 em Londres. Também no individual o Brasil ficou em 4º lugar com Rodrigo e Rebozo. Doda obteve uma boa classificação final, em 9º lugar.

nilskauwertz@gmail.comJogos Equestres Mundiais – Salto