Adestramento


secretarias

O que é Adestramento ?

Considerado o mais clássico dos esportes hípicos, o Adestramento tem sua origem no século XVI, na Itália, à época do Renascimento das artes e ciências. Os exercícios desenvolvidos têm como base as antigas práticas de guerra através de reedições de testes feitos com cavalos nos exércitos europeus, em especial as Academias de Nápole e Ferrari.

No Adestramento, internacionalmente conhecido como Dressage, o conjunto (cavalo/cavaleiro) precisa efetuar determinados movimentos – que são as figuras, divididas em menor ou maior grau de dificuldade, de acordo com o nível da reprise – completamente entrosado, revelando harmonia e equilíbrio.

O Adestramento estreou nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, Suécia, em 1912. A modalidade faz parte dos Jogos Equestres Mundiais (World Equestrian Games) desde a primeira edição em 1990, na Suécia, e dos Jogos Pan-Americanos e campeonatos continentais como o Europeu e o Sul-Americano, além de promover anualmente uma Final da Copa do Mundo, realizada na Europa, e que reúne os melhores conjuntos do mundo da modalidade.

Adestramento no Brasil

No Brasil, o esporte foi introduzido em 1922, quando da vinda da Missão Militar Francesa. Em 1941, com a fundação da Confederação Brasileira de Hipismo, no Rio de Janeiro, o Adestramento foi oficializado como prática esportiva. O primeiro Campeonato Brasileiro foi realizado em 1955, no Rio de Janeiro.

Nas décadas de 1970 e 1980, a modalidade conquistou importantes resultados que colocaram o Brasil na ótica mundial do esporte. A partir dos anos 1990, os países do Cone Sul aceleraram o processo de integração, se unindo na promoção de provas, o que resultou na realização dos Concursos de Dressage Internacional (CDI) e o Campeonato Sul-americano. Ainda na década de 1990, consolidaram-se parcerias entre Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e suas federações estaduais – principalmente a Paulista (FPH) – e a iniciativa privada na promoção de provas nacionais e internacional (Copa Amil e Torneio Gerdau) para desenvolvimento do esporte.

A partir de 2003, o Adestramento conquistou uma importante aliada na promoção, fomento e organização do esporte: a Associação Brasileira de Criadores do Puro Sangue Lusitano (ABPSL), chegando a responder por mais de 60% dos inscritos em provas nacionais e internacionais.

editorabrasil300

agromaripa300

nilskauwertz@gmail.comAdestramento